Pular para o conteúdo principal

"SALVAR A MULHER, SALVAR O MUNDO"

Neste dia 08 de março de 2016, dia Internacional da Mulher, reedito parte do artigo publicado na Tribuna da Imprensa, em novembro de 2009.

Fiquei com o coração cheio de alegria e com a esperança de que vale a luta e a resistência por um mundo melhor.
Digo isto diante de duas manchetes: 1) “Salvar a mulher, salvar o mundo” (Diário de La Juventud, 19/11/2009); 2) “Hoje, Mesa Redonda pelos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança” (Granma, 19/11/2009).
Não precisaria escrever mais nenhuma linha, pois as chamadas dos periódicos, por si, só dizem tudo. Mas em nosso país, os grandes controladores dos meios de comunicação jamais possibilitarão ao povo uma reflexão, por menor que seja, a respeito desses dois temas, interligados por natureza, bem como de outros de interesse da coletividade.
Há os que se apresentam como “progressistas”, mas cujo espírito é reacionário, que não desejam debater de forma séria a problemática da mulher e das crianças em nosso País. Outros, como o (ex) governador do nosso Estado (Sérgio Cabral Filho), que, confrontado com a violência na cidade do Rio de Janeiro, prefere adotar uma política de “guerra declarada” às favelas, ao invés de trabalhar para transformar a vida das pessoas.
Assim, é mais fácil combater os pobres, como se fossem a causa de nossas mazelas, e passar ao largo da verdadeira origem dos impasses que deveríamos enfrentar.

A comemoração pelos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança se faz sob a premissa de José Marti de que “a infância é a esperança do mundo”. 
E, como toda criança nasce de uma mulher,  fica claro que salvar a mulher é salvar o mundo.

Comentários

  1. A imagem da mulher, ao longo do cristianismo, foi responsabilizada de ser a intermediária entre o mal (serpente) e a humanidade, numa leitura fundamentalista/patriarcal.
    Numa leitura eco feminina onde se conhece melhor a história, somos capazes de perceber a importância das mulheres na sociedade e dar destaque ao seu verdadeiro papel.
    Mulheres como Hagar, mandada para o deserto com seu filho para morrer e na força que as mães têm, implora e Deus a socorre; mulher como Raab-a prostituta de Jericó que está na genealogia de Jesus; Madalena, a primeira a quem Jesus revelou a sua Ressurreição e Maria, que tornou-se Senhora Nossa trazendo ao mundo a Salvação /Jesus de Nazaré, o nosso reconhecimento histórico por terem como tantas outras mulheres contemporâneas ajudado a encontrarmos o nosso espaço no mundo, obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O povo precisa ouvir a voz do Presidente Lula

Por Jorge Folena   Começo  o artigo de hoje  pel o ensinamento  do fil ó sofo e professor italiano Dom en ico Losurdo ,  que ,   e m seu livro Contra- H istória do Liberalismo  d esnuda  o  regime  liberal que ,   com toda a sua  pretensão de comandar o  mundo , é c onst it uído por  graves contradições ;   pois   não é democrático nem respeita as liberdades fundamentais  e , desde a sua fundação, revelou -se   belicista,  exploratório , violento  e autoritário.  Digo isto porque o governo dos Estados Unidos da América , país que  vende para  os demais   a imagem de “ maior democracia do  glob o ” , sem autorização judicial ou acusação  formal,   impediu  recentemente  que Scott Ritter  (cidadão norte-americano e ex-integrante das forças armadas daquele país)  pudesse viajar para  participar d o  F órum  Econômico ...

O HOMEM QUE RASGOU A CONSTITUIÇÃO

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado  Por Jorge Folena   O TSE, num grande esforço interpretativo ,  em minha opinião , livrou o senador Moro da cassação do mandato  pel a acusação de abuso de poder econômico. Ele comemorou e  faz  planos  para  tentar se eleger governador pelo Paraná e ,  quem sabe ,  retomar  sua  candidat ura  à presidência da República, com o apoio da classe dominante brasileira.  Diante de ssa  vitória momentânea , precisamos  r elembr ar   as violações à ordem constitucional promovida s  pelo senador quando  no cargo de  juiz. O golpe contra a presidente Dilma Rousseff, em 2016, abriu no Brasil as portas para o fascismo declarado e descarado ,  cujos agentes  de  maior  apelo  são Jair Bolsonaro e S e rgio Moro; sendo  o  último mais perigoso  que o primeiro  para o povo brasileiro.  Moro, com suas roupas escuras e “a...

Superação do fascismo no Brasil

A nau dos loucos de H. Bosch Por Jorge Folena   Infelizmente, as instituições têm normalizado o fascismo no Brasil. E foi na esteira dessa normalização do que deveria ser inaceitável que, na semana passada circulou nas redes sociais (em 02/07/2024) um vídeo de treinamento de policiais militares de Minas Gerais, em que eles corriam pelas ruas cantando o refrão “cabra safado, petista maconheiro”. [1] O fato configura um absurdo atentatório à Constituição, pelo qual todos os envolvidos (facilmente identificáveis) deveriam ter sido imediatamente afastados das suas funções, inclusive sendo determinadas prisões disciplinares, e, em seguida, sendo processados administrativa e criminalmente.  Outro caso esdrúxulo foi o de um desembargador do Paraná, que em plena sessão de julgamento, não teve qualquer escrúpulo em derramar toda a sua misoginia, ao criticar o posicionamento de uma mulher (o caso analisado no tribunal era de uma menina de 12 anos, que requereu medida protetiva contra a ...