Pular para o conteúdo principal

RENÚNCIA DE TEMER E CONCERTAÇÃO PARA UM NOVO GOVERNO

A política, como a vida, deve ser conduzida pelo equilíbrio de forças. Quando impera o desequilíbrio, a desordem se faz presente e pode conduzir aos piores de todos os males da política, que são a ausência de paz e a guerra (Hobbes), e esta última elimina a vida humana. Por isso, David Hume manifesta que “todos os homens são sensíveis à necessidade de paz e de ordem para a manutenção da sociedade.”
Porém, o que menos se viu nos últimos meses no Brasil foi a condução da política para a manutenção da sociedade. Os índices de desaprovação política de Michel Temer (MT) revelam o completo fracasso de sua proposta de reconstrução do Brasil. Ao contrário, em apenas 6 meses, o seu desgoverno encaminhou o Brasil rumo ao total desequilíbrio político, social e econômico, tornando insustentável a sua permanência à frente da gestão do país, que vem despencando em todos os indicativos de desenvolvimento.
É certo que o vice-presidente, neste curto período em que assumiu a Presidência da República, tomou medidas econômicas extremadas contra os interesses da população e da soberania nacional.
E, até o momento, nenhum de seus atos foi no sentido de fazer a conciliação nacional, tão proclamada desde o afastamento provisório de Dilma Rousseff da Presidência da República, em maio de 2016.  Ao contrário do anunciado, o desgoverno fez a economia encolher drasticamente e transferiu-se para os mais pobres o pagamento da conta, mediante o corte dos programas sociais de transferência de renda (eleitos como vilões de todos os males do país). Na área econômica, o desgoverno trata das suas atribuições como se fosse uma simples contadoria, em que se deve apenas limitar os gastos.
MT e seus assessores econômicos parecem ignorar que é necessária a participação estatal para incentivar o desenvolvimento nacional, completamente retraído nestes últimos meses, para, assim, ser retomada a economia, com a geração de trabalho, produção e renda, que fazem o povo prosperar e tornam um país soberano.
Como se sabe, a economia deve ser destinada ao cuidado da vida e do bem estar das pessoas (valores maiores de uma sociedade), não devendo ser direcionada apenas para os ganhos de alguns poucos. Pois o país que não consegue suprir as necessidades básicas do seu povo permite que aflorem a desordem e o caos social, que devem ser evitados por todos os governos.
Em um curto espaço de tempo, a Petrobras – principal empresa brasileira e acusada de ser o nicho de corrupção, em todos os governos do PSDB, anteriores ao do PT – está sendo desmontada em favor de interesses estrangeiros  e do mercado especulativo, na medida em que o desgoverno permitiu – sem qualquer resistência, que a empresa deixe de ter assegurada a sua participação mínima de 30% na exploração do Pré-sal, uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
Neste processo de desmonte do país, tem sido permitido,  sem qualquer restrição por MT e seus assessores, o livre acesso à compra de grandes extensões de terras por estrangeiros, o que põe em perigo a soberania nacional; da mesma forma, especula-se com a comercialização da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, o que atenta também contra a soberania do país; e aposta-se no enfraquecimento das suas empresas nacionais do setor de construção.
As propostas de emenda à constituição, totalmente impopulares, que têm o propósito de congelar por 20 anos os investimentos em áreas de saúde e educação e relegam  ao infinito o direito à aposentadoria, lançam o país na mais completa escuridão e retiram do povo qualquer sentimento de esperança em um futuro melhor.
Sem expectativa de esperança não se constrói uma nação nem se fortalecem os laços de cidadania, necessários para a constituição de um povo. Parece até que o desgoverno Temer trabalha para fracionar o país, o que nos põe diante da real possibilidade de quebra da unidade nacional do que hoje ainda conhecemos como Brasil, um país grande e rico. Nesta hipótese, as riquezas materiais e imateriais do país não serão mais divididas com o povo (mais de duzentos milhões de pessoas), que constitui um grande mercado consumidor interno, de importância estratégica. O desgoverno age de forma contrária ao interesse nacional, ao ignorar que deve ser assegurado o tratamento preferencial às empresas brasileiras, principalmente as de pequeno porte, como orienta a Constituição Federal, no seu capítulo da ordem econômica (artigo 170, IX).
A proposta de reforma do ensino, enviada ao Congresso, bem como as mencionadas propostas de emenda constitucional do corte de gastos e da previdência, não foram discutidas com a sociedade; foram impostas, como se faz nos governos tirânicos, que não respeitam os princípios básicos de uma democracia.
Como constatado, o atual parlamento não tem apresentado as condições necessárias de representatividade do povo brasileiro, pois está, em sua grande maioria, vinculado aos interesses dos seus financiadores de campanha eleitoral.
Até aqui, o desgoverno Temer tem colecionado denúncias e comprovações graves de corrupção dos seus agentes e colaboradores, o que só faz aumentar o caos e o desequilíbrio político no país.
Com efeito, não se faz política com desequilíbrio. A base de uma sociedade política moderada – como constatou Montesquieu, ao seu tempo na Inglaterra – tem no equilíbrio das forças políticas e sociais a manutenção do Estado e do governo.
E equilíbrio é algo que não se vê no desgoverno Temer; tampouco seus aliados (como o PSDB, de FHC) têm apresentado as condições para o restabelecimento da paz política no país, como visto nos últimos seis meses; ao contrário, seu comportamento e as denúncias contra eles têm alimentado a insatisfação popular.
É necessário reconstruir politicamente o Brasil, retomar o desenvolvimento para gerar trabalho, produção e renda para todas as classes sociais, e não somente vantagens para o mercado financeiro, que especula com o destino o país.
Mas para isto é necessário que Michel Temer renuncie imediatamente ao cargo que está ocupando, como manifestou o senador Ronaldo Caiado (do Democrata), e o que deseja mais de 60% da população, conforme apurado em pesquisa de opinião pública.
Somente assim haverá a possibilidade de se instalar um governo provisório de concertação nacional, articulado com moderação entre todas as forças políticas do país e com duração específica para a convocação de nova eleição presidencial, para, deste modo, ser restabelecida a  retomada da esperança para o povo brasileiro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,