Pular para o conteúdo principal

GOVERNO NÃO PODE NEGAR O DIREITO DE TODOS À VACINA


 Por Jorge Folena

O governo Bolsonaro, que se revela uma negação sob todos os aspectos de sua administração, em particular na gestão da crise sanitária da COVID-19, não tem o direito de negar à população o acesso à vacina, qualquer seja a origem de sua fabricação e qualquer que seja a sua motivação, a qual, temos certeza, é de agir para agradar à sua equivocada torcida, que não tem o condão de representar todo o povo brasileiro, pois como disse recentemente um ministro do STF: “o senhor governa para todos os brasileiros”.

É certo que a humanidade atravessa uma das maiores crises, entre tantas havidas ao longo da História Universal. Porém, a atual enfrenta diariamente o agravamento decorrente da pandemia, que não distingue entre ricos e pobres nem entre países desenvolvidos ou dependentes.

Mesmo diante de questões de tanta gravidade, o atual governo do Brasil opta por prosseguir com o retrocesso institucional sem precedentes, mantendo-se indiferente às dificuldades pelas quais passa a maioria dos cidadãos brasileiros.  

A fim de agradar a sua cada vez mais reduzida plateia, emprega com cinismo e deboche o negacionismo e a ideologização, para tratar de uma questão que, muito além da política, é um problema humanitário.

Toda a gestão da crise da Covid-19, por parte desse governo, foi irresponsável, cruel e desafiadora para os cidadãos, milhões de seres humanos deixados à própria sorte.

Não temos conhecimento de nenhuma ação coordenada ou liderada pelo Governo Federal que tenha sido empreendida para salvar vidas, sendo esta omissão que leva o Brasil a ter, por ora, quase 160 mil mortes registradas pela Covid-19 e quase cinco milhões e meio de infectados pela doença, cujas características mais particulares ainda são desconhecidas pelos cientistas.

Enquanto cientistas e governos do mundo inteiro trabalham para buscar uma vacina que lhes permita salvar milhões de vidas, o Brasil trata com menoscabo todas essas questões, ao ponto de termos um ministro da saúde infectado pela Covid-19 que recebe o ocupante da Presidência da República em sua casa, ambos sem máscara de proteção e agindo em completo desprezo pelas precauções sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, o que deixa patente o seu desrespeito à população doente, às famílias que perderam pais, mães, avôs, avós, irmãos, filhos e, também, aos que ficaram sem arrimo e capacidade de sobrevivência.

A Constituição Federal estabelece que é dever do Estado garantir o direito fundamental à saúde; assim, o presidente e o seu general-dublê de ministro da saúde não podem negar à população o direito de ter acesso à vacina.

O Supremo Tribunal Federal já estabeleceu diversos precedentes que asseguram o direito humano à saúde e impõem ao Estado o dever de assegurar este direito, que deve ser garantido pela União, pelos Estados e Municípios, de forma solidária, como vemos a seguir:

“A Constituição obriga o Estado brasileiro a perseguir um modelo de atenção à saúde capaz de oferecer acesso universal ao melhor e mais diversificado elenco de ações e serviços de saúde que possa ser custeado para todos, igualmente, e para cada um, isoladamente, quando circunstâncias extraordinárias assim o exigirem.” [ADI 5.035, rel. p/ o ac. min. Alexandre de Moraes, j. 30-11-2017, P, DJE de 29-7-2020.]

“Se uma pessoa necessita, para garantir o seu direito à saúde, de tratamento médico adequado, é dever solidário da União, do Estado e do Município providenciá-lo.”[AI 550.530 AgR, rel. min. Joaquim Barbosa, j. 26-6-2012, 2ª T, DJE de 16-8-2012.]

“O direito à saúde – além de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas – representa consequência constitucional indissociável do direito à vida. O poder público, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuação no plano da organização federativa brasileira, não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir, ainda que por censurável omissão, em grave comportamento inconstitucional.” [RE 271.286 AgR, rel. min. Celso de Mello, j. 12-9-2000, 2ª T, DJ de 24-11-2000.]

Assim, quando os governadores lutam para garantir uma vacina para a população dos seus respectivos Estados, estão cumprindo o mandamento constitucional fundamental da preservação da dignidade da pessoa humana, que, no entanto, o atual ocupante da cadeira da presidência da República despreza a todo momento.

Ocorre que, muita gente que votou ou se omitiu e possibilitou a chegada ao poder dessa suposta antipolítica, que veio para “destruir tudo isso que está aí”, agora se defronta com desemprego, subemprego, cortes de salário e um sem número de perdas irreparáveis.

Por isso, é necessário que todos compreendam que promessas vagas de campanha, embasadas na negação da política, não são capazes de construir soluções duradouras para o conjunto da sociedade, pois esse é o papel da verdadeira política, que deve ser edificada pela soberania popular.

Que possamos todos aprender a diferença entre um verdadeiro projeto de governo e a pura manipulação de ressentidos. Somente assim poderemos dizer basta a este, que, sem dúvida, ao longo desses quase dois anos de pífia atividade, soube demonstrar apenas desprezo e crueldade para com os que a ele confiaram o seu voto, mas foram tratados com desprezo e sem nenhuma piedade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,