Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO: AMEAÇA CONSTANTE À CONSTITUIÇÃO

 

A parábola dos cegos. Pieter Bruegel, 1568.


Por Jorge Folena 

Infelizmente, nos dias atuais o mundo está voltado para o conflito militar na Ucrânia, que envolve os Estados Unidos, a União Europeia e a Rússia. Ocorre que, de 2014 para cá, com a permissão passiva da OTAN, espalharam-se pela Ucrânia ideias nazistas, que permitiram uma onda de violência contra cidadãos de ascendência russa, com a finalidade de limpeza étnica. Mas o cinismo dos titãs ocidentais esconde a violenta tragédia moral que se abateu sobre aquela país eslavo. 

Ao se permitir que o nazi fascismo prolifere livremente por aqui, sem qualquer sanção, o Brasil ocorre o risco de se esfacelar, o que somente favoreceria às forças coloniais, que domesticam a classe dominante do país. Por isso, ser firme contra o bolsonarismo e tudo de nocivo que ele representa é a verdadeira forma de buscar a liberdade e a democracia, que somente serão possíveis com um povo capaz de suprir suas necessidades fundamentais, o que não tem ocorrido nos últimos anos em nosso país, contrariamente aos objetivos traçados pela Constituição.

Com efeito, ao longo de mais de três anos de governo, Bolsonaro e seus adeptos civis e militares têm sido uma ameaça permanente à Constituição, atacando a democracia, enfraquecendo a soberania nacional e fragilizando as instituições políticas (STF e Justiça Eleitoral), a oposição, os movimentos sociais, a imprensa, o meio ambiente, os povos indígenas e o povo, que passa fome e não tem como se sustentar dignamente, diante da brutal exploração da força de trabalho, que teve os vencimentos achatados sob a gestão de Paulo Guedes na economia.

Na semana última semana, o ocupante da Presidência da República tentou censurar a liberdade de expressão de artistas no festival Lollapalooza, mandou ministros do STF calarem a boca, enalteceu torturador, o golpe de 1964 e a última ditadura no Brasil.

Sem dúvida, Bolsonaro não deveria sequer ter sido candidato à Presidência da República em 2018, tendo em vista seu péssimo currículo e seus conhecidos atos de desrespeito à ordem democrática. 

Contudo, a classe dominante brasileira, serva do pior colonialismo, consentiu com sua participação na disputa e, a exemplo do que já tinha feito antes no indevido impeachment da presidenta Dilma Rousseff, fez o pior de tudo: o apoiou cegamente, numa trama contra a Constituição da qual participaram civis e militares, que atuaram para afastar da disputa eleitoral o ex-presidente Lula, que ficou preso indevidamente mais de 580 dias, e que provavelmente ganharia aquela eleição. 

O atual ocupante da Presidência não mentiu em seu discurso de posse, quando disse que iria destruir o país, o que está fazendo, sem piedade! Não existe nada de positivo no seu desgoverno; nenhuma obra construída por ele; somente há pobreza, miséria, inflação e desesperança.

Bolsonaro despreza o Estado Democrático de Direito, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político, porque odeia os partidos de esquerda e os movimentos sociais; sendo incapaz de conviver com as diferenças, contrariando, assim, os fundamentos básicos da Constituição da República.

Ele desrespeitou e desrespeita constantemente a independência dos demais poderes, em particular do Supremo Tribunal Federal, que, por meio de uma infinidade de decisões judiciais, tem sido uma resistência a ele e ao seu governo, em garantia à manutenção da ordem Constitucional.

Não existe na histórica da República um governo que tenha sido tantas vezes derrotado num Tribunal como tem sido Bolsonaro até aqui. É a prova cabal de que é um governo que não respeita a Constituição, que jurou a cumprir! Na cabeça de Bolsonaro e seus seguidores, o Supremo Tribunal Federal “joga fora das quatro linhas”, mas quem atua desse modo são as milícias, que constituem suas próprias regras, sem respeitar a Constituição do país. Na verdade, é Bolsonaro quem joga fora das normas da Constituição e quer criar um estado policial miliciano no país, passando por cima do Estado Democrático de Direito, duramente retomado e reconstruído a partir de 1985.

Porém, o STF, com a Constituição em punho, tem sido uma das forças na resistência ao bolsonarismo e tudo de ruim que ele representa. O mal maior que o atual ocupante da presidência constitui diariamente é o ódio permanente que ele incentiva, com seus preconceitos manifestos em relação à origem, raça, sexo, cor e idade, tentando impor uma ordem social baseada na discriminação e na intolerância, o que é terminantemente proibido pela Constituição. A exata representação desta violação foi a manifestação dele, em seu discurso de posse, quando afirmou que o “politicamente correto chegou ao fim” com o início do seu governo.

Bolsonaro jamais se preocupou em erradicar a pobreza e a marginalização no país, muito menos em reduzir as desigualdades regionais, que são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, segundo a nossa Constituição. Ao contrário, ele incentiva a miséria e a fome.

Sem dúvida, Bolsonaro é uma tragédia, representada em forma de farsa pela classe dominante do país, grupo que o apoiou e em que muitos integrantes ainda irão colaborar com a campanha dele na eleição deste ano de 2022; e o farão porque não têm nenhum apreço ao povo do nosso país, que para eles deve continuar a servir apenas como mão de obra barata, a ser descartada sem direitos na doença, na velhice e na maternidade.

Por fim, não poderia deixar de repudiar a inconstitucional nota do Ministério da Defesa do desgoverno Bolsonaro, em que se defendeu a última ditadura. Referida nota é mais uma prova do desrespeito desse ocupante da cadeira da presidência e de todos os que assinaram tal documento contra a Constituição de 1988.

Vale lembrar que o Primeiro de abril é o dia da mentira, da farsa e da tragédia do golpe de 1964, que jogou o país em 21 anos de escuridão. Temos o dever patriótico de nos opormos aos defensores da ditadura e às suas ideias, que tanto mal fizeram (e ainda fazem) ao país de 1964 a 1985. Ditadura nunca mais!

  

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,