Pular para o conteúdo principal

A CRISE E OS QUATRO CAMPOS DA POLÍTICA





Por Francisco Carlos Teixeira da Silva[1]

PARTE I:

As Condições Globais:

Não resta muita dúvida de que a crise que vivemos, desde as “Jornadas de 2013”, é a maior da História da República.  A soma dos seus aspectos econômicos, sociais – o devastador número de desempregados, subempregados e desalentados em busca de uma posição de trabalho, que hoje em conjunto atinge cerca de 21 milhões de pessoas – e os  aspectos institucionais desembocaram numa crise sem precedentes na História contemporânea do país. Acima de tudo a crise institucional, no sentido que as forças centrífugas extrapolaram o embate político, colocando em risco a autonomia, harmonia e independência dos Poderes da República. A ação política entra em choque, e, por vezes, em cheque, com a Constituição e seu ordenamento. O General-comandante do Exército do Brasil, Eduardo Villas Bôas, do alto de sua experiência, vivência e abnegação – em circunstâncias dolorosas  –  viu-se obrigado a declarar que o Brasil “... é um país à deriva” [2].
Neste sentido, análises superficiais e eivadas de “parti pris” ideológicos, vindas de todos os lados, voltadas para “um passado que não quer passar” não ajudam, em nada, a compreender a atual crise brasileira. A desestabilização do Governo Dilma-Temer, desde 2013 – para além das conhecidas razões internas –, ou mesmo antes disso, e até a desestabilização da sua continuação. O Governo Temer, sustentado pela coalização (básica) PMDB+PSDB+DEM e demais partidos do chamado “Centrão”, por um processo de amplo espectro global denominado por Pepe Escobar como “Guerra Híbrida”[3], prende-se a um conjunto de políticas que compõem uma estratégia de poder global, especialmente na segunda administração Barack Obama. A chamada “Estratégia das Guerras Híbridas” consiste na mobilização de diversos e múltiplos recursos, organizações e entidades, internas e externas, visando derrubar, mudar e substituir regimes políticos, governos e governantes, considerados incompatíveis aos interesses de uma potência, que assim ficaria isenta das tremendas complicações e custos das guerras abertas de “substituição de regimes”.
Sua emergência deu-se na esteira dos espetaculares fracassos americanos no Afeganistão, em 2001, e Iraque, em 2003, onde guerras para substituir “tiranias” resultaram na destruição de regimes fortes, mesmo que tirânicos, e na sua substituição por “rogue state”, “out law regime”, ou simplesmente num território de lutas onde forças adversas – talibã, Al-Qaeda e mais tarde o Daesh – souberam aproveitar para erguer bases de poder adverso[4].
As “Guerras Híbridas”, subvertendo “por dentro” os regimes, utilizando-se dos novos e poderosos meios de comunicação, como Blogs, Facebook, SMS, etc... – ao lado de massiva campanha de mídia e, quando e onde necessário, com a sabotagem de setores chaves da economia, provocando mal-estar coletivo e continuado,  na maioria das vezes facilitado por incúria, inépcia e corrupção interna – criariam as condições de florescimento de “Primaveras” populares – termo retirado do famoso livro de Eric Hobsbawm, “A Era das Revoluções”, para descrever a série de “revoluções” que varreram a Europa e o Mundo Atlântico no século XIX.
Só que, então, de forma espontânea e em decorrência de condições insuportáveis de vida para a maioria da população como no século XIX industrial[5].
Hoje, a ambição dos “feiticeiros sociais” de “think thanks” montados por Estados e empresas internacionais é repetir, sob o condão de muito dinheiro e da magia digital, o fenômeno descrito por Hobsbawm como a “Primavera dos Povos” – não ousando nem mesmo ser originais na nomenclatura do fenômeno. Contudo, estas deveriam ser as “Primaveras” induzidas por interesses externos, ocultos e inconfessáveis. Na verdade, tratava-se de uma apropriação de estratégias de “guerra sem guerra”, ou de “guerras por outros meios”, como já havia sido explicitado, desde 1999, pelos oficiais chineses Qiao Ling e Wang Xiangsui, em sua obra “Guerra Irrestrita”[6]. A novidade, no caso, é que a nova ofensiva seria feita por entidades e “ongs”, tais como a “Open Society” e “think thanks” “Freedom House”, quase todas com sedes nos Estados Unidos, contra governos estabelecidos, e não entre Estados nacionais, como previsto pelos oficiais chineses. 
Um a um os países e os seus governos incômodos deveriam cair ante a manipulação das massas mobilizadas pela magia digital. Essa era a “Primavera” proposta: a imprensa europeia já denominava, então, o fenômeno de “the facebook revolution”: Tunísia, Egito, Síria, Ucrânia, Turquia e, não no fim da lista, Brasil, eram alvos escolhidos[7].
Políticos como Tayyip Erdogan – ele mesmo alvo de uma tentativa de “Primavera” e em seguida de “Golpe sangrento” em 2017 – advertiram claramente para a existência de redes internacionais – centradas em “nós” digitais montados em núcleos de cyberpoder e com financiamento organizado por poderosos magnatas globais – prontos para controlar, manter e manipular uma ordem mundial que perigava desde a crise mundial de 2008. Em face da crescente ascensão chinesa, do “renascimento russo” e da chegada do “Fenômeno Trump” – arquinimigo de Georges Soros e de seu megaprojeto de controle financeiro global – a subversão e hiper exploração das periferias, inclusive a reintrodução das formas neocolonialistas de extrativismos, antipopulares, anti-ambientais e acima de tudo contrárias ao livre exercício da plena soberania dos países externos ao núcleo central do poder, como no caso dos Brics, tornaram-se um projeto fundamental para o capital internacional – hoje fortemente contrariado no interior mesmo dos Estados Unidos e disposto a quaisquer esforços para impor seus interesses, seja em Washington, Brasília ou Bruxelas.
Num caso especial – os Brics – era necessário, para tal estratégia, buscar o “elo mais fraco da cadeia” visando desmontar todas as possibilidades de mudança na estrutura da “ordem mundial”.
É neste contexto, e nos recusando a embarcar no túnel do tempo para reviver a Guerra Fria (1945-1991), que devemos entender as NOVAS condições mundiais e renunciar, com calma e sabedoria, a lutar a última guerra passada num novo contexto de poder mundial e nos preparar com valentia para os próximos embates. Por tais razões vemos com profunda preocupação um documento que circula na galáxia da Internet – onde as fraudes são comuns, devemos marcar como salvaguarda – apropriando-se incorretamente do termo “Guerra Híbrida” para requentar um par de ideias típicas da Guerra Fria e dos interesses daquela época[8]. Uma crise complexa, sem precedentes na história republicana, inserida num NOVO CONTEXTO MUNDIAL não pode, e não deve, ser explicada por velhas experiências.
Por não ouvir De Gaulle é que o Alto Comando francês obrigou-se a ouvir Heinz Guderian.
Uma situação mundial NOVA requer em sua análise bem mais que requentar velhos manuais de contra insurreição importados e uma bricolagem de jornais, mesmo que se apropriando, de forma confusa, de novas terminologias. O avanço e a especialização das escolas militares brasileiras nas áreas das ciências políticas, da história militar, da gestão e do direito constitucional, hoje centros de pesquisa acadêmicos avançados, comprovam isso.


Parte II:

As Condições Brasileiras:

Depois de dois anos de uma “punção” de 3.6 no PIB brasileiro, a sociedade assiste, perplexa, as mais altas instituições da República praticarem absurdas chicanas e leguleios para poupar, salvar ou esconder evidências de um infinito rol de delitos e crimes variados praticados pela elite no poder. Mesmo no interior de tal elite, as disputas se afiguram tão gigantescas que a capacidade, histórica, de “transformismo”, tão bem descrito por Raymundo Faoro[9], já começam a se esfumar. Se a famosa “Lista Facchin”, tornada pública em 11 de abril de 2017[10], serviu como balde de água fria na base popular de apoio ao Governo Temer – lembremos que a lista em ordem alfabética, começando com a letra “A” (!), atingiu em cheio a base partidária não só do PMDB, como ainda do PSDB – foi, sem sombra de dúvida, o julgamento da impugnação da “Chapa Dilma -Temer”, no Superior Tribunal Eleitoral/TSE, na semana de 5/9 de junho de 2017, que fez o país corar de vergonha. Claro, outros episódios, como o “Caso Renan”, já haviam desvelado como os tribunais superiores brasileiros entendem as leis em face dos poderosos. Mas, o espetáculo dos juízes do TSE, alguns deles juízes do STF, foi o limite. Para uma grande parte da nação, incluindo a mídia, as classes médias mais bem informadas e os setores militares que esperavam que a Suprema Corte resolvesse o “Incômodo Temer” (além de impor um castigo a mais para Dilma), a decepção foi gigantesca. Além da vergonha, servida como acompanhamento, havia o deboche.

Neste cenário devemos lidar, com clareza e objetividade, com os seguintes atores e possibilidade para a crise brasileira:
O Campo Político – doravante “Campo 1” – viu-se, desde a última sexta-feira 9 de junho,  reforçado inesperadamente em seu papel de protagonista da crise. O conjunto do mundo político, os partidos e suas instituições, incluindo as duas casas do Congresso Nacional, estão com o protagonismo máximo, sejam eles pró, contra ou pós-Temer. Neste conjunto, o Grupo Pró-Temer, dito “Pró-Mercado”, com importantes filiações ao capital internacional e setores financeiros nacionais, busca contar com uma base parlamentar de 200 votos no Congresso Nacional, para estender a sobrevida do Governo Temer até 2018. E também usar os poderes do Executivo nacional – nomeações, verbas de bancada, obras – para garantir a fidelidade de grupos e lobbies (lembremos que a maioria poderá enfrentar o banco dos réus, caso venha a perder o protagonismo e as imunidades de mandato).
O Campo Jurídico-Midiático, a “Lava-Jato+Mídia” – doravante  “Campo 2” – sofreu um forte revés nos tribunais e na manipulação e chicana frente às instituições do Estado, mas conta ainda com forte apoio popular e possui a arma mais pesada, a artilharia da mídia empresarial. Em seus objetivos finalistas, ambos os campos (1 e 2)  possuem objetivos muito próximos, mas divergem fortemente da forma de realização e em especial da contínua apropriação e colonização do Estado e das Instituições Públicas pelas oligarquias políticas, objetivo/meio histórico do “Campo 1”. Assim, é de se esperar que novas denúncias, delações e “vazamentos” ocorram em seguida – emergências de novos escândalos espetaculares manipulados pelo “Campo 2” – para minar as bases do “Campo 1”, o que, em verdade, não é nada difícil de acontecer.

A “Esquerda das ruas”, os movimentos sociais, os sindicatos, as grandes organizações populares – MST, MTST, CUT, FUP, etc... – que chamaremos de “Campo 3”– fizeram um imenso esforço de reorganização e mobilização, em grande parte prejudicado pela demora dos partidos “de esquerda” em aderir, divididos entre si, paralisados por disputas e sem uma adequada análise do que aconteceu até 13 de maio de 2016. Esse “Campo 3”, a  “Esquerda das ruas”, foi capaz, no entanto, de “empurrar” os partidos de esquerda e de alcançar movimentos surpreendentes, como a Greve Geral de 28 de abril de 2017. Contudo, mesmo “com a mudança dos ventos”, e conseguindo “colar” o “Fora Temer!”, ainda não “tem as suas velas todas pandas”. Necessita de tempo para maior organização e mobilização, e as palavras de ordem ainda precisam “colar” para além do “Fora Temer”, como “Diretas Já” e, principalmente, a avançada “Nenhum Direito a Menos!” junto à opinião pública.

As relações entre o “Campo 3” e o “Campo 1” são dinâmicas e ricas: as vantagens e forças acumuladas pelo “Campo 3” podem, e esse seria o objetivo, mover as pedras no tabuleiro do jogo do “Campo 1”, em especial em relação à votação das chamadas “Reformas”, cujo maior objetivo, por parte do “Campo 3”, seria a paralisação, o que poderia inviabilizar a sobrevida do “Campo1”.

Numa posição de “reserva”, ainda divididos em seu debate interno (sic!) temos o “Quarto Campo” tradicional de lutas no ambiente político brasileiro: os Militares. Afastados e calados depois de 1988, foram trazidos de forma murmurante para a cena política nacional com a criação da Comissão Nacional da Verdade, que representou para eles um choque profundo. A percepção dos governos PT, e em especial do Governo Dilma, prende-se fortemente à existência e resultados da Comissão da Verdade. As questões referentes a orçamento, investimentos, equipamentos, projeção internacional possuem muito pouco impacto em relação ao ponto anterior e aquele pode, na verdade, refuncionalizar argumentos e personagens do velho regime de 1964. Este seria o “Campo 4”: a reunião do General Villas Bôas, no último dia 6 de  junho de 2017, com figuras proeminentes da Reserva, entre eles o General Alberto Cardoso, o mais respeitado e ouvido general da Reserva brasileira, o General Augusto Heleno, um excelente, eficiente e patriota oficial, com belíssima experiência de campo, o General Rocha Paiva, um conservador conhecido, de grande capacidade intelectual, responsável pela modernização da ECEME  e ávido leitor de modernas teorias de guerra e dos conflitos, além do general Bolívar Goellner, um elo da Inteligência, com o atual Ministro da Segurança Nacional, General Sergio Echtgoyen, foi um fato excepcional e assim foi noticiado[11].

Sem dúvida, a questão do estado da Nação, do “país à deriva”, estava sobre a mesa e a decisão, devida ao General Villas Bôas, de noticiar e deixar fotografar a reunião, já é, em si mesmo, um fato memorável e significativo. Para tais homens – preocupados com responsabilidades imensas – o mais fácil e desejado seria que o STE, nas seguintes 48 horas, tivesse cumprido o desejo da Nação. Mas, a crise atingiu o coração das instituições. O filhotismo, o transformismo, o clientelismo e a insistência das oligarquias políticas em colonizar, em proveito próprio, as Instituições do Estado,  como nos descreveu Victor Nunes Leal[12], são irresistíveis e incontornáveis para a avidez kamikaze da elite política nacional.

A natureza disciplinadora do “Campo 4”, quase seu inconsciente coletivo de obediência, estabilidade e ordem tão natural aos militares, “urbi et orbi”, serve ainda como um falso filtro nivelador da crise nacional: multidões nas ruas, bandeiras vermelhas, passeatas, vidraças quebradas, tudo remete a “... um passado que não quer passar” e dispara um mecanismo automático de perfilar “ao lado da ordem”. Só que neste momento a “ordem” é a própria desordem, o deboche é regra dominante, o “proteger e cuidar” é a quebra da soberania nacional, é o entreguismo ao estrangeiro e a abertura da Amazônia além do desmanche da Engenharia Nacional. Enfim, é tudo que pode tornar o Brasil um país colonial.  A desordem se espalha pelo país a uma taxa de 22% ao ano: exatamente o ritmo do crescimento da violência urbana no país, ignorada por uma elite que é incapaz de formular um plano de segurança pública que vá além de tornar populosas comunidades reféns do narcotráfico em praças de guerra.

Por outro lado, o “Campo 1” fará tudo e qualquer coisa para trazer o “Campo 4” para sua causa, como o fez no 24 de maio de 2017, no “Ocupa Brasília”: perfilar as FFAA ao lado do Governo Temer seria uma vitória grandiosa, e triste, para o “Campo 1”. Para o “Campo 2” e o “Campo 3” a resposta seria imediata: a comparação, indevida, de Temer com o Regime Civil-Militar de 1964, desconhecendo as características nacionais e desenvolvimentistas dos Militares entre 1964 e 1985, e o quanto o Brasil cresceu em ritmos inigualáveis e se desenvolveu em grandes passos, mesmo com uma distribuição de renda  injusta, enquanto o Projeto Temer é uma pura e simples ameaça à soberania nacional.




[1] Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ e ganhador do Prêmio Jabuti de 2014.
[3] Pepe Escobar é um jornalista brasileiro nascido em 1954, com longa experiência no jornalismo investigativo, trabalhou em vários jornais no país e no exterior e publicou interessantes trabalhos, entre os quais  “The Empire of the Chaos”, 1992, disponível em: https://www.geopolitica.ru/sites/default/files/empire_of_chaos_-_near-final_pdf.pdf.
[4] Soares, Luís Carlos e Teixeira Da Silva, Francisco C. Lições de Guerra. Rio de Janeiro. 7letras, 2009.
[5] Hobsbawm, Eric. A Era das Revoluções. Vozes, Petrópolis, 1998.
[6] Ver Teixeira da Silva, Francisco C. Enciclopédia de Guerras e Revoluções. Rio de Janeiro, Elsevier, V.3, 2016.

[8] Referência aqui é ao documento “Guerra Híbrida: negros horizontes para o Brasil”, atribuída a um alto oficial da Reserva brasileira.  Deve, com certeza, ser um documento falso, dada à ausência de qualquer sustentação teórica, comprovação factual e uso inapropriado dos conceitos do autor da terminologia. Além disso, o caráter “datado” do documento é tão claro, que até o uso de “negro” como um adjetivo disfórico é inatual, extemporâneo e indesculpável num país de maioria populacional negra e parda –Internet/sem referências.
[9] Faoro, Raymundo. Os Donos do Poder. A formação do patronato político brasileiro. Porto Alegre, Editora Globo, 1958.

[11] Ver: Reunião de generais inquieta o Congresso In: http://www.diariodaamazonia.com.br/reuniao-de-generais-inquieta-o-congresso/, consultado em 9/05/2017.


[12] Leal, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto. Rio de Janeiro, Editora Forense, 1948.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,