Pular para o conteúdo principal

500 MIL MORTOS PELA COVID E O PAÍS NO CAOS

 

                                                                                Alan White/Fotos Públicas

 

Por Jorge Folena

Infelizmente, chegamos à lamentável marca de 500 mil mortos pela COVID-19. Esse montante absurdo de vidas desperdiçadas não é definitivo, é apenas um marco provisório, nos números sempre crescentes de um genocídio cuja autoria tem nome e  sobrenome, cujo portador afirma a todo momento, em total desrespeito aos que partiram, aos seus familiares e amigos e ao cargo que ocupa, que ele “não é coveiro” nem “mandou ninguém ficar em casa”, durante a grave pandemia que assola o país.

Sem dúvida, a violação aos Direitos Humanos está caracterizada e a CPI do genocídio já tem provas suficientes para pedir a responsabilização do dirigente político que conduziu milhares à morte, mortes que poderiam ter sido evitadas caso ele não estivesse à frente do governo, debochando e desrespeitando a dignidade da pessoa humana, princípio fundamental da República Federativa do Brasil, segundo a nossa Constituição.

Esse senhor e todos os que o acompanham nesta malfadada aventura serão julgados (mais dia menos dia) por todos os males que estão causando, tanto aqui como nos tribunais internacionais.

Por isso, por saber que não há escapatória e para continuar fomentando o medo e terror, a cada dia ele põe mais lenha na fogueira e tenta aprofundar o caos em que estamos vivendo há algum tempo, no qual fomos jogados pelas ações de uma classe dominante preconceituosa, leviana e egoísta, que gestou o fascismo que tem exterminado a nossa população.

Em janeiro de 2018 escrevi um texto entitulado “Brasil: um país em caos”, que peço licença para reproduzir abaixo (sem qualquer atualização), em que tentei retratar as causas da nefasta situação a que chegamos, pois foram elas que nos colocaram sob o jugo de um palhaço de circo dos horrores, que mantém a sociedade brasileira em estado de catatonia nestes meados de junho de 2021, com 500 mil mortes que poderiam ter sido evitadas, como fizeram diversos países pelo mundo. 

 

Em pouco mais de um ano e meio o Brasil ingressou num verdadeiro estado de caos político, social e econômico e transformou-se numa terra sem perspectiva para a população, que enfrenta cada dia mais desesperada, empobrecida e entristecida.

Com o sopro ardente da maldade estabeleceram o pesadelo que parece não ter fim, e impuseram, de cima para baixo, a destruição do país que crescia, florescia e dava sinais de esperança de uma vida melhor para milhões de brasileiros que, anteriormente, jamais haviam tido qualquer oportunidade.

A partir de junho de 2013 surgiram, aparentemente do nada, os ventos fortes de uma suposta “primavera brasileira”, que estaria por vir. Os movimentos de ruas, nas grandes cidades brasileiras, pegaram políticos e cientistas sociais de surpresa, porque não souberam identificar suas reais origens.

Muitos pensaram que se tratava de autêntica onda revolucionária, impulsionada espontaneamente pelo efeito das modernas redes sociais, e quiseram crer que uma simples reivindicação de redução em vinte centavos no preço da tarifa das passagens de ônibus poderia ser a mola propulsora da grande revolução popular brasileira.

Hoje se sabe que, por detrás das manifestações de 2013, havia perigosos interesses internacionais a financiar uma duríssima investida contra a soberania do país, a exemplo do que já se tinha passado em 2010, no Norte da África e no Oriente Médio, com a tal “primavera árabe”, que culminou em brutal retrocesso social, político e econômico para os países daquela região, após serem tomados por imaginários levantes populares.

Tais levantes foram muito semelhantes aos que ocorreram na Turquia (onde se constituíram em verdadeira conspiração de estado); são parecidos com os que ocorrem, na atualidade e com igual motivo, no Irã; estão também na origem dos ventos nocivos  que tentam o tempo todo fazer soprar sobre os ares da Rússia e China; sendo os mesmos que já invadiram o território da Venezuela. A reuni-los, o fato de que todos os citados constituem países que se opõem (ou se opuseram) aos interesses hegemônicos do capital das bancas anglo-americanas.

As marchas de junho de 2013 serviram de porta-estandarte para o que viria a acontecer no decorrer do processo eleitoral de 2014 no Brasil, quando começaram a sabotar de forma criminosa o próprio país, com a única finalidade de impedir a reeleição de Dilma Rousseff no final de outubro daquele ano.

Referida sabotagem foi instrumentalizada pelos representantes de interesses locais e alimentada pelos raivosos contra os avanços sociais, que, associados para a destruição do projeto de uma nova nação, paralisaram o país mediante um “lock out”, que fez a produção e o consumo interno serem reduzidos até levar o país ao caos.

Vale lembrar que em fevereiro de 2014 o Brasil registrou o maior consumo de energia de sua história; e, para se estabelecer o verdadeiro desencadear dos fatos, é preciso também registrar que o desemprego teve início expressivo exatamente a partir de julho do mesmo ano, conforme dados, respectivamente, da ANEL e do IBGE; ou seja, estas duas informações deixam evidente que o país crescia, mas foi propositalmente paralisado por causa das eleições.

Os empresários que aderiram a esse movimento hoje choram, porque depois disso ingressamos na maior tragédia política nacional, que culminou no sórdido golpe político, que afastou do poder uma presidente da República que não cometeu qualquer delito, para entregar o destino do país nas mãos dos atuais dirigentes, que se dedicam a atuar diariamente contra o povo, mediante a retirada de verbas da educação, saúde, ciência e tecnologia, a implantação de limitações para as aposentadorias, a redução dos salários, entre outras maldades.

Não satisfeitos, entregaram a maior descoberta brasileira de todos os tempos, os campos de petróleo da área do “Pré-sal”, de forma a permitir que petroleiras estrangeiras explorem petróleo sem pagar tributos, podendo comprar todos os equipamentos no exterior, sem gerar qualquer emprego ou vantagens para os brasileiros.

E, em total menosprezo à noção de soberania nacional, querem entregar aos norte-americanos a base de lançamento de mísseis de Alcântara, no Maranhão, bem como a empresa brasileira de construção de aviões (EMBRAER).

No dia 4 de janeiro foi anunciado que a Petrobrás irá fazer um acordo com acionistas norte-americanos, em decorrência de uma ação judicial sobre cuja procedência, origem ou causa pouco ou nada se sabe.

Nesta tragédia em que se envolveu o Brasil, perdem os empresários e os trabalhadores brasileiros; ganham os bancos e o mercado financeiro internacional, que não têm alma nem pátria.

Conforme afirmou certa vez o comandante do Exército, o país está à deriva, com suas forças políticas e sociais completamente desequilibradas e sem condições de restaurar a esperança necessária para nos recolocar no rumo do crescimento.

Muito brasileiros desavisados, juntamente com outros mal-intencionados, jogam o destino do país nas mãos de juízes e tribunais, que são meros integrantes de uma estrutura de poder historicamente constituída para reprimir, não sendo seu papel o de fazer a legítima política, pela qual se constrói uma nação.

A salvação não virá jamais dos tribunais da Lava jato, pois somente poderá vir da política e do equilíbrio das forças políticas e sociais.

Por tal razão, vejo que afastar Lula do processo eleitoral de 2018 poderá constituir a quebra do consenso político que favoreceu trabalhadores e empresários nos últimos anos de desenvolvimento do país. Além de representar o grave risco de ampliação do fascismo e do ódio, que tomaram conta do país desde quando sopraram os ventos de junho de 2013, cujo único objetivo, como hoje é possível inferir, era atentar contra a soberania do Brasil.”

 

Como disse, o texto acima foi escrito em janeiro de 2018. Pouco depois, assistimos à culminação dos acontecimentos que levaram Luís Inácio Lula da Silva a uma prolongada e injusta prisão, impedido de participar da eleição à presidência por um Twitter promovido por generais do Alto Comando do Exército (como confessado por Eduardo Villas Boas), que teve como consequência a eleição de Bolsonaro no final de outubro daquele ano. 

De lá para cá, somente aumentaram a miséria, a fome e a desesperança; agravou-se a falta de rumo que desnorteia o país, lançado no caos generalizado e com as suas instituições políticas (Parlamento e Judiciário) constantemente sob as ameaças explícitas de um governante que adora a ditadura (e nunca escondeu isto de ninguém!), que pratica com gosto violações contínuas e sistemáticas à Constituição.  Por tudo o que já fez, deveria ter sido afastado há muito tempo. E, se não o foi, é porque ainda encontra apoio na classe dominante nacional, tão perversa quanto ele.

Neste dia, em que contamos mais de meio milhão de brasileiros mortos pela COVID-19, e temos consciência de esse número aumentará, infelizmente, o que nos resta fazer é resistir e nos unir aos milhares de brasileiros que integram o movimento 19J, hoje, pelas ruas do Brasil (gritando um forte e alto “Fora Bolsonaro”!), para exigir o processamento dele e de todos os que integram o seu círculo, pois estão destruindo o que restou da nossa nação.

Este mal sob o qual vivemos hoje não permanecerá para sempre! Haveremos de estabelecer a dignidade humana, a justiça social e a paz em nosso país. Voltaremos a nos orgulhar dos preceitos de uma Constituição que funde um novo Estado democrático e popular, uma vez que o Texto Político de 1988 vem sendo desmontado desde o golpe de 2016, que afastou indevidamente a Presidente Dilma Rousseff e tentou jogar na lata do lixo as conquistas e progressos de recente período da nossa história, execrado pelas elites pela audácia de incluir os mais pobres no orçamento do país e por conceder efetiva cidadania ao povo brasileiro.

 

 

  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,