Pular para o conteúdo principal

OLHAR O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE E PROJETAR O FUTURO DO BRASIL

 
 Os retirantes. Cândido Portinari, 1944.

Por Jorge Folena

 

Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”  (Marx, O dezoito Brumário de Louis Bonaparte)

Como manifestou o ex-deputado federal José Genoíno, no programa Soberania em Debate, do Movimento SOS Brasil Soberano do SENGE/RJ, de 10 de setembro de 2021, o desenrolar dos recentes acontecimentos do último dia Sete de Setembro, no Brasil, foi a consolidação da farsa e da tragédia, mas também representou uma grande comédia, que culminou no “manifesto à nação”, redigido por um golpista contumaz e assinado por um fascista pusilânime e covarde.

Como resultado dessa sequência de atos, a classe dominante do país, que sempre desprezou o povo brasileiro, logrou construir, ainda que no susto, mais um acordão para tentar manter sua sobrevivência num país completamente arrasado e destruído.

Basta andarmos pelas ruas das cidades para constatarmos a repercussão da pobreza e da miséria, pois a maioria das pessoas já não tem condições de suportar os aumentos no custo de vida, no preço dos alimentos, dos combustíveis e do gás de cozinha, impostos a todos; ao mesmo tempo, os trabalhadores são sistematicamente atingidos pelas perdas salariais e cortes de direitos sociais e levados à informalidade. Toda essa destruição ganhou forças, principalmente, depois do golpe do indevido impedimento da Presidenta Dilma Rousseff, em 2016.

De lá para os dias atuais, a situação se agravou cada vez mais no país; a política desenvolvida até aqui não teve a capacidade de estabelecer um mínimo de equilíbrio na correlação das forças sociais, de modo a garantir a harmonia institucional.

Isto fica muito claro quando os ataques e perseguições forjados contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, utilizados para encarcerá-lo por mais de 580 dias e impedir sua participação na eleição de 2018, são agora repetidos de forma selvagem, num execrável vale tudo que inclui até mesmo ameaças à sua vida, visando afastá-lo, mais uma vez, da disputa pela eleição presidencial em 2022.

O país está entregue a um simulacro de projeto econômico, cuja única formulação é aumentar a gigantesca concentração de riqueza para os privilegiados e favorecer os senhores do mercado financeiro, que auferem lucros imensos sem nada investir ou produzir.

Fomos submetidos a um arremedo de economia, que não está preocupada em garantir o desenvolvimento nacional nem a erradicação da pobreza, com o fim da marginalização sistemática dos mais pobres, descendentes, na sua grande maioria, dos negros escravizados e dos indígenas sobreviventes ao genocídio a eles imposto.

O Brasil dos tempos de hoje representa os mesmos interesses do passado colonial, que se reproduziu como farsa no Império e como tragédia em todo o período republicano até agora, pelas mãos dos mesmos agentes, desde sempre descompromissados com a independência nacional.    

E como afirmado por Genoíno, no sete setembro de 2021 a história se representou como comédia, num dos mais tristes acordos feitos por cima, firmado entre um ex-capitão do Exército brasileiro e uma classe dominante que se desmancha juntamente com toda a estrutura de Estado.

Tudo indica que estamos diante de uma possível corrosão na classe dominante que comandou até aqui o Estado nacional, na medida em que esse grupo está se valendo de figuras deploráveis sob todos os aspectos para negociar um acordo inexequível e totalmente apartado das necessidades efetivas do país.

Os últimos acontecimentos podem representar o fim de um ciclo. Pois, ainda que possa perdurar por mais algum tempo, o arranjo político neoliberal atual não produzirá nada de novo, uma vez que não logrou sequer efetivar ou consolidar um projeto de reconstrução nacional nos moldes do populismo constituído a partir da Revolução de 1930.  Naquela época, depois de passados quarenta e dois anos do término da escravidão formal, foram concedidos alguns direitos, visando a acomodação da classe trabalhadora explorada, mantendo o comando nas mãos da elite. A grande diferença é que, na atualidade, nada está sendo concedido às classes subalternas, que estão subjugadas por uma gritante concentração de renda.

É importante ressaltar que os atores da Nova República não compreenderam que “a tradição de todas as gerações mortas oprime o cérebro dos vivos como um pesadelo.” (Marx). Em razão disso, não tiveram a capacidade de construir um Estado que estabelecesse a memória como base de sua fundação, de modo a evitar que os sucessivos erros do passado se repetissem como farsa e tragédia, possibilitando os acordos estabelecidos pela elite do país, que nos trouxeram aos dias de hoje.

Além disso, a Constituinte de 1987/1988, ao não aprovar no texto da atual Constituição a revogação explícita da lei de anistia de 1979, imposta pela classe dominante, representada naquela Assembleia pelo centrão da época, permitiu a manutenção do Estado com toda a sua nociva carga de passado não resolvido, o que, infelizmente, possibilitou este momento de tragicomédia, que poderá levar à desintegração nacional.

Assim, é necessário olharmos para o passado, a fim de compreendermos o presente e projetarmos nosso futuro como nação independente e soberana, o que somente será possível alcançar por meio da organização das forças populares, progressistas e democráticas.

           

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,