Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DILMA ROUSSEFF II E MAQUIAVEL


Em 1.º de janeiro de 2015, Dilma Rousseff  e Michel Temer tomaram posse para o segundo mandato à frente do governo do Brasil.
Após uma disputadíssima eleição, na qual as forças opositoras contaram com o apoio irrestrito das reacionárias empresas de comunicação social, a chapa formada pelo PT e PMDB saiu vencedora no segundo turno de  votação.
Entretanto, ao invés de manter o ministério anterior, formado com os partidos aliados e consagrado nas urnas em outubro de 2014, a presidenta resolveu alterar várias pastas ministeriais, a começar pela Fazenda e Planejamento.
Acredito que, influenciada pela forte pressão ditada pelos meios de comunicação (que sempre trabalharam contra os governos do PT e suas coligações, desde a primeira vitória de Lula, no final de 2002), a presidenta Dilma substituiu Guido Mantega por Joaquim Levy, oriundo do Banco Bradesco,  no Ministério da Fazenda.
Assim, muito provavelmente atendendo ao apelo dos banqueiros, o governo se direcionou contra o povo e os funcionários públicos (que representam importante ponto de equilíbrio político nas repúblicas contemporâneas).
Nicolau Maquiavel, em “O Príncipe”, manifesta que a virtude do governante está em saber conciliar os interesses do povo, dos poderosos e da burocracia. Porém, a atuação de Joaquim Levy, antes mesmo da posse do segundo governo, foi no sentido de “cortar” gastos sociais, como revisões de aposentadorias, pensões e salários, um ato nada original praticado por um bancário liberal, que defende os interesses do seu senhor.
O maior objetivo do novo ministro não era gerar o desenvolvimento (que é impulsionado pela utilização da fórmula trabalho e distribuição de renda), mas incentivar o aprisionamento dos investimentos nos cofres dos bancos, valendo-se da elevação da taxa de juros e da  acumulação de receitas para a amortização da dívida pública, controlada pelos bancos.
Em nenhum momento se ouviu qualquer voz no governo sobre a possibilidade de auditar a referida dívida pública; igualmente calou-se o empresariado, que sempre reclama da elevada carga tributária incidente sobre os produtos e serviços.
Ocorre que, se o governo necessita fazer reserva “de caixa” (reserva orçamentária) para pagamento da dívida e assim alcançar a nota de “bom pagador” perante o mercado, não há como fazer a reforma tributária reclamada pela indústria e comércio, por ser cada vez maior a necessidade de se arrecadar para gerar o equivocado superávit primário.
Todo o desenvolvimento econômico e, principalmente social, alcançado nos últimos anos, foi paralisado ao longo do ano de 2015 porque a presidenta Dilma aceitou passivamente  o projeto de “salvação” do país,  que estaria “em crise”, conforme lugar comum apregoado pelos defensores do modelo neoliberal, representado pelos banqueiros, que atuam contra os interesses do povo – trabalhadores, micro, pequenos e médios empresários e até mesmo grandes comerciantes e industriais, todos igualmente explorados pelo sistema financeiro hegemônico.
 A utilização dessa política econômica reacionária pavimentou os caminhos para a conspiração e facilitou as tentativas de golpes contra a presidenta. A adoção de medidas impopulares logo nos primeiros atos da nova gestão jogou o governo do Partido dos Trabalhadores contra os próprios trabalhadores, que se sentiram ameaçados pela revisão de pensões, do seguro social e outras alterações, manipuladas numa campanha bem orquestrada pela mídia.
Esta, por sua vez, implantou o medo e o terror de que a crise econômica deixaria o país arrasado. Porém, em nenhuma ocasião os porta-vozes da crise apontaram suas causas, mas apenas alardearam  seus efeitos; e o mesmo pode ser dito do governo.
Ora, a todo efeito corresponde uma causa e o governo deveria ter explicado à população. A causa não esclarecida está na crise do próprio sistema econômico, cada vez mais concentrado, controlado por um reduzido grupo de indivíduos, que se tornam mais e mais ricos, às custas de um número crescente de pessoas cada vez mais pobres. Ou seja, a crise decorre do modelo atualmente adotado no mundo e controlado justamente pelos bancos, donos de tudo e de todos nós.
( Amanhã continuamos com a segunda parte ...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,