Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DILMA ROUSSEFF II E MAQUIAVEL - PARTE II (Continuação)

Além da nomeação de Joaquim Levy, a presidenta Dilma, talvez pela carência de  uma maior virtude política, cometeu outro erro, no início de fevereiro de 2015, quando tentou medir força com um político sem expressão e sem maiores credenciais, mas que veio a receber total apoio da mídia, que lhe conferiu projeção nacional no papel de algoz do governo. Porém, com a mesma rapidez com que cresceu sua notoriedade, ele hoje se vê enredado com a divulgação de contas bancárias no exterior, em seu nome e no de seus familiares.
Ora, a Presidência da República não poderia jamais revelar sua intenção ou preferência na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, que deveria ser um ato exclusivo, interna corporis, dos deputados. Ao revelar sua opção, a presidenta se colocou em posição de fragilidade e tornou-se previsível; erro que jamais pode ser cometido  por um governante.
 Assim, a presidenta Dilma deu margem para que, ao longo de todo o ano de 2015, fosse ainda mais julgada pelos olhos da população e teve contra si e seu partido a lente ampliada das câmeras dos canais de televisão, o alto-falante das rádios e as manchetes em letras garrafais dos jornais e revistas. Desta forma, abriu-se espaço para toda uma ofensiva reacionária instalada no país, que ficou paralisado sob a expectativa de que seu governo não chegaria ao final do ano passado.
Porém, mesmo com todo os erros, o governo chegou ao final de 2015 e a grande notícia foi a saída do Ministro Levy da pasta da Fazenda, o que trouxe, já na última semana do ano,  a notícia de que o salário mínimo passaria para R$880,00 (ainda pouco,  mas que representa uma elevação da renda e, com certeza, do consumo, que influirá no aumento da produção e da arrecadação para a União, Estados e Municípios).
Com todo respeito, a presidenta Dilma (que conta com minha torcida para fazer um governo melhor para o Brasil) necessita urgentemente repassar a leitura de “O Príncipe”, de Maquiavel, para entender que “os meios que empregar serão sempre julgados honrosos e louvados por todos, porque o vulgo é levado pelas aparências e pelos resultados dos fatos consumados”.
Desta forma, não pode ter medo dos poderosos; quando muito, há que respeitá-los, num gesto de equilíbrio necessário aos governantes de qualquer origem ideológica. Mas é preponderante optar pelo caminho do povo, o que não vimos em 2015.
Entrincheirar-se no Palácio do Planalto não trará a salvação ao governo, pois os grandes governantes devem estar nas ruas, junto à população; ouvindo, dialogando, falando a linguagem de todos: do povo, dos estudantes, dos intelectuais, dos empresários.
Acredito que somente assim será possível recuperar a imagem do governo – mesmo com o desmedido ataque promovido pela mídia reacionária, que já cansou o ouvido da população com tanta “crise”, no país em que “vendas de champagne batem recorde em 2015”, como noticiou o alarmista O Globo, no último dia do ano passado.
Presidente Dilma, quanto aos golpistas (dentro do governo de coalização e fora dele), Nicolau Maquiavel  ensina que “um dos remédios mais eficientes que tem um príncipe (governante) contra as conspirações é não se tornar odiado pela população, pois quem conspira pensa sempre que está satisfazendo os desejos do povo provocando a morte do príncipe. (...) as conspirações têm sido muitas, mas poucas delas tiveram êxito, porque aquele que conspira não pode estar só, nem pode ter como comparsa senão os que estiverem desgostosos. (...) a um príncipe (governante) pouco devem importar as conspirações se ele for querido pelo povo, porém se é seu inimigo e o odeiam, deve temer a tudo e a todos” (Capítulo XIX, do “Príncipe”).
Desta forma, presidenta, seu gesto de elevação do salário  mínimo já representou um bom sinal de mudança na política, o que os conspiradores já temem, pois lutam contra os programas sociais, a elevação dos salários, as políticas educacionais que possibilitam o ingresso de todos nas universidades, o desenvolvimento da economia, a integração e o reforço da soberania.

É com isto que a senhora deve “armar o povo”, pois – como diz Maquiavel - “tornar-se-ão fiéis” ao seu governo, que poderá seguir o caminho da paz e do equilíbrio, afastando o medo e retomando a caminhada rumo à construção de um país mais justo e menos desigual, como reconhecido nos últimos anos por tantas instituições internacionais.

Comentários

  1. Pois é, caro Jorge. Parabéns pelo texto. Associo ao seu Maquiavel um adágio atribuído ao escritor Victor Hugo: "A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é". Em uma eleição polarizada, onde cerca de metade das pessoas elegeram Dilma, ainda que sem muita convicção, e a outra metade tem ojeriza a ela, ela deveria se preocupar em fazer políticas que fossem admiradas por aqueles que a elegeram, e não conquistar o apoio daqueles que jamais a apoiarão, impedidos que estão por questões ideológicas.

    Apesar da mídia brasileira e seu favorecimento a determinados grupos políticos, não se pode perder de vista a péssima condução do governo, inclusive do ponto de vista da comunicação. Nos quase seis meses em que esteve no cargo, o ministro da educação Renato Janine Ribeiro deu uma aula - não aproveitada - de comunicação com a mídia e publicidade transparente de seus atos. Em mais uma medida equivocada, o governo, sem ter aprendido com sua passagem, o destitui por conta de barganhas políticas. Fica difícil manter a caminhada cavando paulatinamente novos buracos.

    Grande abraço,
    RL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,