Pular para o conteúdo principal

O GATO PARDO DA DITADURA QUE COLABORA COM O GOLPE

Em 1963, o cineasta italiano Luchino Visconti apresentou nas telas do cinema o filme “Il gattopardo”, vencedor da Palma de Ouro e que teve atuações de Burt Lancaster, Claudia Cardinale e Alain Delon. O filme, baseado na novela de Giuseppe Tomasi di Lampedusa,  retrata a adaptação e adesão de uma família nobre do sul da Itália que, no período de unificação daquele país, procura manter seu status, diante da nova estrutura de poder político que se instala com o advento da república, a partir da invasão da Sicília pelas tropas de Garibaldi.
O nosso personagem (“o gato pardo”) também se adaptou à nova estrutura política implantada no Brasil a partir de 1985, com o fim da ditadura militar-civil (1964-1985), que foi denominada de “Nova República” e cujo poder foi assumido pelo PMDB, por meio de eleição indireta promovida pelo Congresso Nacional, com a eleição de Tancredo Neves (presidente, que não tomou posse) e José Sarney (vice-presidente eleito indiretamente, que assumiu o poder com o falecimento do primeiro).
Trata-se de Wellington Moreira Franco. Moreira, assim conhecido no meio político, foi prefeito da Cidade Niterói (1977-1982) pela ARENA/PDS (partido da ditadura). Em 1982, candidatou-se ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PDS, com total apoio do último presidente ditador, João Batista Figueiredo.
Mas foi derrotado na eleição por Leonel de Moura Brizola do PDT, que, no entanto, somente conseguiu que sua eleição pelo voto popular fosse reconhecida depois de denunciar a tentativa de fraude construída mediante o chamado caso “Proconsult”, conforme noticiou à época o Jornal do Brasil, forte  concorrente do Jornal O Globo (da mesma organização empresarial ora acusada de manipular as informações jornalísticas em favor do golpe em curso no Brasil de 2016).
No “caso Proconsult”, segundo denunciado, agentes do regime ditatorial trabalhavam para contabilizar votos brancos e nulos em favor do candidato do PDS, o nosso “gato pardo”.
Com a vitória de Brizola, em 1982, seu governo, que durou de 15 de março de 1983 até 15 de março de 1987, teve como grande marca a introdução das escolas públicas de ensino integral, conhecidas como CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) e  apelidados popularmente de “Brizolões”; projeto idealizado e colocado em prática por grandes educadores, como os professores Darcy Ribeiro e Maria Yeda Linhares, que seguiram os passos de Anísio Teixeira.
Porém, depois de terminada formalmente a ditadura, em 1985, muito agentes do antigo regime ditatorial, como José Sarney (ex-presidente do PDS) e Moreira Franco migraram para o PMDB e continuam até hoje a agir.
Em 1986, Moreira retomou sua candidatura ao governo do Estado do Rio de Janeiro contra o professor Darcy Ribeiro (vice-governador e candidato de Brizola). Numa denominada “Aliança Liberal”, que contou com o apoio de mais de 13 partidos, conseguiu vencer o professor Darcy e se elegeu governador. Durante a campanha, Moreira Franco – como é típico dos candidatos de direita - tinha como programa de governo “varrer a violência do Estado, no prazo de seis meses”, porque “seu nome é Moreira” (bordão da sua campanha). Ou seja, para Moreira Franco, o problema da violência (de forma subliminar) eram os pobres, que moravam em favelas da Cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense; redutos que, segundo a direita, asseguraram a vitória de Brizola em 1982 e, por isso, tinham que ser combatidos.
Moreira Franco assumiu o governo do Estado do Rio de Janeiro em 15 de março de 1987. Não conseguiu, logicamente, acabar com a violência até o final de seu mandato, como prometera; ao contrário, a violência aumentou e muito. Entre as primeiras medidas do “gato pardo”, uma foi a extinção dos CIEPS, chamados pela direita de outdoor de propaganda do Brizolismo, uma praga a ser destruída; e outra foi abrir diversos buracos de metrô pela cidade do Rio de Janeiro.
O governo de Moreira Franco foi um fracasso; tanto é que na eleição de 1990, Brizola retomou, pelo voto, o governo do Rio de Janeiro, para tentar desfazer todo o estrago social que Moreira Franco causou ao Estado do Rio de Janeiro em sua gestão.
Hoje, em 11 de abril de 2016, Moreira Franco é um dos grandes articuladores da tentativa de golpe político contra a presidente Dilma Rousseff, que nenhum delito cometeu, mas que os reacionários - associados a alguns políticos sob os quais recaem graves acusações de prática de crimes perante o Supremo Tribunal Federal – querem a qualquer custo apeá-la do poder.
Moreira Franco – o político que acabou com o maior projeto educacional feito no Brasil e que, se tivesse sido levado adiante poderia ter ajudado a transformar mais rápido a face do Brasil pobre – hoje é o homem que se apresenta como arauto da moralidade (defendida por muitos que marcham de verde e amarelo nas ruas brasileiras).
Por tal razão e muitas outras, não se pode acreditar nesta tentativa de golpe, por meio de um “inexeqüível impeachment”.  Qualquer deputado que vote pela abertura do impeachment estará ao lado de Moreira Franco, o “gato pardo” da “Nova República” (que acabou com o mais bem estruturado projeto de educação para crianças na história do país), e será, assim, cobrado nas urnas pelo povo pobre e explorado. Todos os parlamentares precisam ter em mente que  a votação na Câmara dos Deputados será aberta e, assim, poderão ser identificados os amigos de Moreira, Michel, Cunha e Cia. Estes deputados terão, sem dúvida, o mesmo destino de Aécio Neves, que tentou botar fogo no país, ao não aceitar a derrota nas urnas, e que hoje não é aceito nem pela “massa de verde e amarelo”, como ocorreu no dia 13 de março de 2016, na Avenida Paulista.  
A História é implacável com os golpistas, como “o gato pardo”, que nunca mais teve votação possível para retornar ao poder, nem na cidade de Niterói, em que foi prefeito!

Comentários

  1. Quem viveu aquela época em Niterói ou no estado do Rio, conhece esse gato safado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,