Pular para o conteúdo principal

A GUERRA SUJA DA MÍDIA REACIONÁRIA NO BRASIL DO GOLPE

A História do Brasil registra que, no golpe militar-civil de 1964-1985, os meios de comunicação exerceram papel fundamental para a destituição de um governo legitimado pelo voto popular e que trabalhava para promover as transformações de base necessárias ao país.
Nestes dias de abril de 2016 (11-17), que antecedem ao julgamento pela Câmara dos Deputados, que decidem se deve ou não ser aceito o pedido de abertura do processo do “inexequível impeachment” contra Dilma Rousseff - que nenhum delito cometeu de qualquer natureza - os meios de comunicação iniciaram uma guerra suja psicológica, em que, em manchetes garrafais, alegam a debandada de deputados para votar a favor do impeachment.
Ao contrário do que anuncia a mídia  e seus sabujos de plantão, esta é a senha de que a direita golpista não tem os 2/3 de votos necessários para a abertura do processo de impeachment. Se tivessem, não estariam fazendo esse tipo de divulgação nem tentando, desta maneira, cooptar deputados que possam ainda estar em dúvida, para, assim, enfraquecer a resistência das forças populares contra o golpe e em defesa da democracia e do estado do direito; democracia e estado do direito que não existem no Brasil, neste momento, por culpa exclusiva do Poder Judiciário, que se intrometeu na política e, para escárnio máximo, ainda permite que o presidente da Câmara dos Deputados, que  responde a processo criminal no Supremo Tribunal, possa comandar  o julgamento do pedido de abertura do impeachment, de forma vingativa, oportunista e arbitrária.
O Supremo Tribunal Federal – como escrevi em outras oportunidades – fechou os olhos aos abusos do juiz primário e “absolutamente incompetente” do Paraná, em sua confessada prática dos graves delitos de vazamento de informação à mídia e da interceptação telefônica da instituição da Presidência da República.
Ou seja, no Brasil a direita reacionária pode tudo, inclusive estabelecer um absurdo “terceiro turno” após estarem concluídas as eleições, para tentar ganhar na marra o controle do Estado. É o que sonham e pretendem, ao tentar afastar uma mulher, a presidenta eleita pelo voto popular da maioria do povo brasileiro.
O argumento que o sabujo “moreno”, lacaio a serviço do desprestigiado e golpista O Globo, utilizou para justificar o golpe, dizendo que na Câmara dos Deputados residem mais de 100 milhões de voto, é tolo, para não dizer ridículo. A legislatura de 2015-2019 (a pior na história republicana do país)  não foi eleita para cassar o mandato de uma governante eleita pelo voto da maioria do povo brasileiro. Como determinam as regras da democracia liberal, esta legislatura, como todas as outras, deveria representar os interesses do povo no parlamento, e não agir de forma a violentar a Constituição e o estado de direito.
Imaginem se prevalecer o tal entendimento, doravante nem o direito adquirido nem o ato jurídico perfeito  serão respeitados, podendo a legislatura determinar – com a omissão do Judiciário, como se tem visto – a cassação de aposentadorias, a expropriação de propriedades para os segmentos que representam e quaisquer outros absurdos que inventem.
Este é o quadro de caos que a direita reacionária implantou no Brasil nos últimos meses, ao não aceitar a derrota na eleição presidencial de 2014. Porém, como registrado no passado, serão estes deputados do PSDB os primeiros a serem cassados, pois não terão força para controlar o despudor de Eduardo Cunha, Bolsonaro, Feliciano, Malafaia e outros do mesmo nível, que não terão piedade “divina” com ninguém e se sentirão os donos do Brasil.
Os que marcharam de verde e amarelo e chamaram a presidente Dilma de “cobra” também perceberão tarde demais o erro que cometeram, ao pregar e incentivar o golpe. Servidores públicos (burocratas, assim chamados pelos nazistas na Alemanha dos anos 1933-1944) também pagarão a conta e sofrerão com o congelamento de seus salários e a perda de direitos, até mesmo o de aposentadoria. Para os golpistas, os únicos interesses a serem resguardados são os seus  e os de seus patrões.
Como registra a História, sempre que as regras da liberdade burguesa foram violadas, foi por ação da própria direita, o que atesta que o estado de exceção, ao contrário do que anunciam, é uma invenção exclusiva dos liberais. Quem estudou  o mínimo de história sabe.
Por isso, porque tem conhecimento da derrota (pois eles não detêm os 2/3 dos votos necessários), a mídia reacionária parte hoje para uma guerra suja, na esperança de convencer algum indeciso de que  não está em curso um golpe contra o atual governo e contra a democracia; vale lembrar que até  mesmo a Organização dos Estados Americanos reconhece a gravidade da violação da ordem democrática no Brasil.  Realmente há um golpe em curso, e este é promovido por essa oposição que trabalha contra os interesses do país, capitaneados por Michel Temer, Eduardo Cunha, Aécio Neves e outros.
Por isso, a militância popular contra o golpe e pela defesa da democracia não pode desanimar; ao contrário, precisa buscar mais forças e sair às ruas no domingo, pela retomada da democracia e do estado de direito, rompido por um grupo de reacionários aliados a segmentos dos meios de comunicação social que não têm compromisso com a verdade e que sempre trabalharam contra o Brasil e o povo.
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,