Pular para o conteúdo principal

ESTADO DE EXCEÇÃO EM CURSO NO BRASIL


O italiano Giorgio Agamben afirma que “o estado de exceção moderno é uma criação da tradição democrática-revolucionária e não do absolutismo”. O historiador Eric Hobsbawm afirma que todas as vezes em que as liberdades democráticas foram violadas, no Século XX, foi pelas mãos dos liberais para barrar os avanços sociais.
Decretado definitivamente o golpe de estado jurídico-institucional, no Brasil, com o afastamento definitivo da presidenta Dilma Roussef (do cargo para o qual foi eleita pela maioria do povo brasileiro em novembro de 2014  e para exercer suas funções até 31 de dezembro de 2018), iniciou-se uma nova fase de restrições às liberdades individuais e coletivas.
No dia 31 de agosto de 2016 o primeiro ato do governo ilegítimo, sem respaldo popular, foi proibir expressamente que se diga que ocorreu um golpe de estado no Brasil em 2016, como se fosse possível esconder a farsa planejada. O segundo ato, no mesmo dia, foi decretar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista no artigo 142 da Constituição, que autoriza a intervenção militar sobre a sociedade civil.
Como pretexto para decretar a GLO foi utilizado o revezamento da tocha paraolímpica, que passou por diversas cidades brasileiras entre os dias 01 e 07 de setembro de 2016.
Nas grandes manifestações de protestos, feitas desde o dia 31 de agosto de 2016, tem sido constatada uma excessiva repressão policial contra a massa popular, que está exigindo eleição direta já, uma vez que que o governo atual não tem qualquer respaldo da soberania popular, mesmo tendo sido eleito na chapa liderada por Dilma Rousseff. Com honestidade, pode-se dizer que ninguém votou no vice-presidente, sem carisma e sem ideias.
O governo ilegítimo leva adiante o plano de reduzir os direitos sociais, especialmente os direitos dos trabalhadores, com a ampliação da jornada, a precarização das relações de trabalho e as restrições ao direito previdenciário. Os gregos conhecem bem este receituário, proposto pelos bancos a governos fracos e que se colocam contra sua gente.
Para levar a cabo estas propostas, existe apenas uma fórmula: repressão para intimidar o povo. Para isto, a ação policial é fundamental, como se viu nas manifestações de São Paulo, no domingo 04 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O povo precisa ouvir a voz do Presidente Lula

Por Jorge Folena   Começo  o artigo de hoje  pel o ensinamento  do fil ó sofo e professor italiano Dom en ico Losurdo ,  que ,   e m seu livro Contra- H istória do Liberalismo  d esnuda  o  regime  liberal que ,   com toda a sua  pretensão de comandar o  mundo , é c onst it uído por  graves contradições ;   pois   não é democrático nem respeita as liberdades fundamentais  e , desde a sua fundação, revelou -se   belicista,  exploratório , violento  e autoritário.  Digo isto porque o governo dos Estados Unidos da América , país que  vende para  os demais   a imagem de “ maior democracia do  glob o ” , sem autorização judicial ou acusação  formal,   impediu  recentemente  que Scott Ritter  (cidadão norte-americano e ex-integrante das forças armadas daquele país)  pudesse viajar para  participar d o  F órum  Econômico ...

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantad...

O HOMEM QUE RASGOU A CONSTITUIÇÃO

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado  Por Jorge Folena   O TSE, num grande esforço interpretativo ,  em minha opinião , livrou o senador Moro da cassação do mandato  pel a acusação de abuso de poder econômico. Ele comemorou e  faz  planos  para  tentar se eleger governador pelo Paraná e ,  quem sabe ,  retomar  sua  candidat ura  à presidência da República, com o apoio da classe dominante brasileira.  Diante de ssa  vitória momentânea , precisamos  r elembr ar   as violações à ordem constitucional promovida s  pelo senador quando  no cargo de  juiz. O golpe contra a presidente Dilma Rousseff, em 2016, abriu no Brasil as portas para o fascismo declarado e descarado ,  cujos agentes  de  maior  apelo  são Jair Bolsonaro e S e rgio Moro; sendo  o  último mais perigoso  que o primeiro  para o povo brasileiro.  Moro, com suas roupas escuras e “a...