Pular para o conteúdo principal

RACISMO OFICIAL ESCANCARADO


 Um jantar brasileiro.  Debret.

Por Jorge Folena 

 

Em mais uma de suas provocações despudoradas, no dia 12 de maio de 2022, véspera da data de comemoração da abolição formal da escravatura, o ocupante da cadeira presidencial manifestou, para júbilo de seu público cativo, que negro se pesa em arrobas. Não há dúvida sobre o grave delito de racismo em curso, sem esquecer tantos outros que já foram cometidos nestes quase três anos e meio de desgoverno.  

Nas quase três décadas em que foi deputado federal, o comportamento público desse indivíduo sempre foi reprovável, principalmente por se contrapor aos valores e preceitos orientadores da Constituição de 1988, que estabelece como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de discriminação.

O atual ocupante da cadeira da presidência chegou a ela ignorando tais princípios, da mesma forma que despreza a pluralidade e a convivência pacífica e, em suas ações cotidianas, incita e estimula o povo brasileiro ao ódio e ao preconceito contra os seus irmãos.

De certa forma, ele é a representação da classe dominante brasileira, caracterizada pela exploração, abusos e crueldades praticados há séculos contra os negros e os trabalhadores no Brasil. A mesma classe dominante que sempre se articulou para impor o apagamento dos seus malfeitos e a negação das lutas de resistência do povo brasileiro, ao longo da formação do país até os dias de hoje. Por isso, escondem que foram negros escravizados e seus descendentes livres que lutaram pelo fim da escravatura, ou seja, não foi o interesse colonial inglês que fez uma princesa branca conceder a libertação.

Em decorrência das diversas lutas populares, milhares de negros e mestiços foram massacrados por forças militares a serviço da classe dominante, como em Canudos, no Contestado e em Santa Cruz do Deserto. Para promover o apagamento dessas lutas, há muito tempo tentam convencer o povo brasileiro de que ele é “cordial” e “pacífico” e lhe é dito que deve trabalhar para colaborar com o progresso do país, como destacado no ideal positivista “ordem e progresso”, não por acaso posto na bandeira nacional após a Proclamação da República (1889).

Naquele período, a imposição desta filosofia deu-se por meio de acordo das classes oligárquicas dominantes, visando criar uma barreira moral para impedir a rebelião da maioria da população brasileira, constituída por negros escravizados, que, mesmo após a abolição, superficial e incompleta, da escravidão (1888), continuaram a não ter direitos e foram submetidos a um permanente estado de discriminação, desigualdade e injustiça social. 

O mesmo antigo ideal continua a justificar a manutenção de uma “ordem” repressora para o povo, a fim de que este não questione o “progresso”, sempre destinado a uma ínfima minoria, que se enriquece às custas da exploração do trabalho e impede a mínima distribuição da riqueza nacional para “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades nacionais”, como previsto na Constituição.

Assim, com seu lema “ordem e progresso” determinado de cima para baixo, a classe dominante tenta até hoje retirar do povo brasileiro a noção de lutas de classes (que se tornou aqui uma expressão proibida) para mantê-lo inconsciente da brutal exploração a que está submetido desde os tempos da colônia.

Há quem diga, de forma indevida e desonesta, que os brasileiros são preguiçosos (como herança dos povos indígenas) e malandros (como herança dos negros escravizados), e isso é repetido sistematicamente em livros, jornais e demais meios de comunicação social; sendo esta mentira assimilada por muitos indivíduos pobres, que apenas reproduzem sem questionar o que lhes dizem, sendo assim mantidos na ignorância.

A repetição constante dessas falsidades culturais tem o objetivo de marginalizar a população, para mantê-la acorrentada numa posição de inferioridade e subalternidade, ainda colonial em pleno século XXI, de modo a justificar toda a violência estatal que recai sobre ela, a exemplo do que ocorreu nos massacres das chacinas de Vigário Geral, Acari, Parada de Lucas, Candelária, El Dourado dos Carajás, Paraisópolis, Jacarezinho, Vila Cruzeiro etc., todos perpetrados por forças militares contra o seu próprio povo. 

A classe dominante promove, desde sempre, um constante apagamento da memória nacional, ao mesmo tempo em que procura exaltar como heróis homens que violentaram e mataram nossa população no passado; os mesmos que, nos dias de hoje, promovem o extermínio da juventude negra e pobre das periferias e comunidades faveladas, dos camponeses, quilombolas e grupos indígenas que lutam pela manutenção da posse de suas terras ancestrais e preservação da sua cultura.

Este apagamento histórico da memória permite que pessoas nefastas, como o ocupante da presidência, naturalizem o racismo e promovam o ódio e a violação à Constituição, que estabelece que a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

Por isso, olhemo-nos todos no espelho da consciência e nos perguntemos quanto mais ainda suportaremos desse presidente racista e sua claque debochada, disseminadora de mentira e violência; indaguemos também até que ponto nos deixaremos rebaixar às determinações da classe dominante do país, que fez chegar ao poder esse grupo nefando, cuja bandeira é o ódio e o preconceito, sem qualquer preocupação com as dificuldades que enfrenta o povo brasileiro, cada dia mais empobrecido e desesperançado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,