Pular para o conteúdo principal

O QUE ESPERAR DEPOIS DE BOLSONARO?

Os operários, Tarsila do Amaral, 1933.

Por Jorge Folena
Pelos constantes atos de instabilidade política, provocados desde o dia 1º de janeiro de 2019 até hoje, o Governo Bolsonaro não se sustentará. Nem o apoio equivocado dado pelo setor militar será suficiente para mantê-lo no poder. Pois, sem o equilíbrio de forças políticas e sociais, nada se sustenta!
Tanto é que muitos dos que o apoiavam já entraram em rota de colisão, como parte expressiva dos meios de comunicação social, empresários e artistas, que se omitiram mas consentiram. Em breve, até os banqueiros, que ganharam muito dinheiro com as medidas ultraliberais de Paulo Guedes (o ex-posto Ipiranga) irão  abandonar o barco, pois está além de qualquer defesa quem agride diariamente os princípios básicos da ordem liberal burguesa, brinca com a vida e zomba da morte de milhares pelo COVID-19.
O abandono do navio não se dará pelo total descontrole da crise sanitária do COVID-19 e suas graves consequências, mas porque, em mais de um ano e quatro meses de governo, nenhuma medida de proteção e defesa da sociedade brasileira foi efetivada; nada mais que a vergonha tem sido imposta ao país, por um presidente fascista, que agride a tudo e a todos, ao mesmo tempo.
Contudo, é importante registrar que não será tarefa fácil derrotar o bolsonarismo, em razão das articulações sociais bizarras, doentias, violentas e oportunistas que o movimento representa, mas tudo indica que o desequilíbrio e a instabilidade permanente  conduzem ao fim do governo, seja agora ou mais adiante.
Por isso, já começam as movimentações de alinhamento pós-Bolsonaro, revelando o fracasso que recai sobre a geração de militares que assumiram posições políticas em diversos cargos no atual governo, antes ocupadas por civis. Fracasso que atinge também o estamento judicial e burocrático, que alimentou o processo que levou o suposto mito ao poder, cuja melhor representação é a Lava jato, comandada por Sérgio Moro e os procuradores da República de Curitiba.
Para a construção desse tipo de alinhamento, convergem forças sociais diversas, que contarão com a representação de trabalhadores urbanos, camponeses, movimentos sociais, intelectuais, burocracia, religiosos esclarecidos, empresários nacionalistas e muitos outros, que, no passado recente, denegriram a soberania do país e defenderam a exploração das forças do trabalho.
Porém, esses grupos não toleram mais tantas ameaças à ordem democrática liberal e, assim, tende à formação inicial de um movimento reformista, que procurará manter de pé todo o apoio que deu origem a Bolsonaro (e seu fascismo tupiniquim), que facilitou a quebra da indústria nacional, gerou ganhos fabulosos ao mercado financeiro, alinhamento cego ao imperialismo americano e asfixiou os trabalhadores e movimentos sociais, ao ponto de termos congelados (desde o governo Temer), por 20 anos, os investimentos em setores essenciais como a saúde, educação e ciência e tecnologia. O resultado foi a ampliação do estado exploratório, com o empobrecimento cruel da população e o enriquecimento exponencial dos banqueiros.
Diante disso tudo, as forças populares, progressistas e nacionalistas (que defendem os interesses dos trabalhadores, dos movimentos sociais, da cultura e da arte e da soberania popular) precisam tomar muito cuidado para não caírem nas mesmas manipulações do passado; como ocorreu em 1984/1985, na Constituinte de 1987/1988 e no fora Collor de 1992, em que as forças exploratórias se uniram a elas na virada histórica para a “revolução democrática”.
Porém, uma vez consolidada a ruptura, as forças populares foram deixadas de fora e os grupos progressistas firmaram um “acordão” com os representantes do antigo regime, para excluir seus comandantes e operadores do julgamento da História, de forma a permitir a negação da memória e impedir a efetivação do programa constitucional democrático, que transformaria a vida de milhões de brasileiros pobres; gente que, ainda hoje, continua relegada à sorte e à miséria.
É o que nos mostra a luta de mais de 40 milhões de brasileiros, premidos pela necessidade de sobrevivência, que enfrentam filas e a doença que assola o mundo, na esperança de receber os meros 600 reais prometidos pelo governo. O que nos revela a insignificância da vida da população para a elite do país. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,