Pular para o conteúdo principal

Vídeo explicita projeto bolsonarista de destruição da República


Por Verônica Couto, SOS Brasil Soberano

Para o advogado Jorge Folena, a reunião ministerial revela uma conspiração para impor ao país um programa ultraliberal e armar grupos paramilitares contra os poderes constituídos, com o objetivo de implantar um Estado antidemocrático e fascista no Brasil.

Para o advogado Jorge Folena, a reunião ministerial revela uma conspiração para impor ao país um programa ultraliberal e armar grupos paramilitares contra os poderes constituídos, com o objetivo de implantar um Estado antidemocrático e fascista
O vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, tornado público pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não prova apenas que o presidente da República interfere na Polícia Federal, mas que todo o governo bolsonarista conspira contra o Estado Democrático de Direito, afirma o cientista político e advogado Jorge Folena, especialista em questões constitucionais e membro do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB). Segundo ele, há uma série de crimes praticados durante o encontro, que justificam o impeachment do presidente, do vice-presidente e de todo ministério.
“A Constituição veda a formação de grupos paramilitares, e este vídeo é a confissão do Presidente da República de que está formando grupos armados para atuarem no Brasil”, alerta Folena, durante a edição do Soberania em Debate gravado excepcionalmente no último domingo (24). “A Frente Antifascista se impõe mais do que nunca.”
O jurista fez uma síntese daquilo que foi mostrado ao país, recomendando aos que pretendam compreender corretamente o que aconteceu que assistam o vídeo na íntegra. Em síntese, trata-se de uma reunião oficial, dentro do Palácio, na qual o presidente propôs — e seus ministros militares aceitaram — a quebra do monopólio legal da violência, pela formação de milícias armadas, e confessou dispor de um sistema particular de informações. O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu a intenção de privilegiar com recursos do orçamento público “grandes empresas”, em detrimento das pequenas e médias; qualificando ainda de inimigos os servidores públicos.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, detalhou uma estratégia de fraude legislativa para desmontar normas ambientais e humanitárias consolidadas na Constituição, aproveitando-se da preocupação nacional com a pandemia de covid-19, diante da omissão cúmplice do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é o responsável pelo controle do desmatamento na Amazônia. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ainda ameaçou processar e prender governadores e prefeitos; coisa que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, também sugeriu que se fizesse com os ministros do STF, aos quais xingou de vagabundos. E esses foram apenas alguns dos fatos gravíssimos, na opinião de Folena, observados na reunião, que vão além da flagrante interferência do presidente na Polícia Federal e em demais órgãos, para defesa de seus interesses particulares.
“O vídeo não é mais uma ‘bolsonarice’”, concorda o historiador Francisco Teixeira, mediador do debate. “A reunião marca um momento de agravamento do autoritarismo, da pulsão de morte e do abandono da população brasileira, característicos deste governo.” Ele lembra que o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, chegou a ameaçar pegar em armas, caso um policial prendesse sua filha por ir à praia, desrespeitando decreto estadual ou municipal de isolamento social. Estaria disposto a “matar ou morrer”, ou seja, a desobedecer a lei com base na força. Um crime, que não foi contestado por nenhum dos militares presentes nem pelo então ministro da Justiça, Sergio Moro, que se demitiria dois dias depois da reunião.
O enfrentamento armado das medidas sanitárias estaduais e municipais para controle da covid-19 foi considerado normal ou até louvável pelo conjunto dos presentes. O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, em atitude francamente debochada, afirmou que, em 22 de abril de 2020, a pandemia já teria chegado ao pico no Brasil com 200 mortes por dia, quando, na verdade, um mês depois, em 22 de maio, o Brasil registrava quase 1.200 mortos por dia.
O que era e ao que servia a reunião
A reunião ministerial nasceu de um conflito político interno do governo, que opõe militares e equipe econômica. Foi organizada pelo general Walter Souza Braga Netto, chefe da Casa Civil, para apresentar o plano Pró-Brasil, ação que previa investimento público de R$ 30 bilhões e intervenção estatal. O plano já tinha sido lançado com grande campanha publicitária, e marcou a tomada da economia pelos setores militares do governo, com muitas críticas por parte da equipe do ministro Paulo Guedes.
“Depois de dez minutos da fala do general, Bolsonaro pega o microfone e diz: _quem vai falar agora é o ministro forte, Paulo Guedes. E Guedes implode a reunião”, descreve Folena. O encontro, então, torna-se outra coisa, que começa com o ministro da Economia humilhando a iniciativa dos militares — “não digam plano Marshall, não, que revela um despreparo enorme” –, e se desenvolve para um desabafo agressivo do presidente, em defesa do fortalecimento da sua autoridade individual.
Totalitarismo alinhado à diretriz liberal e GLO
Para embasar sua argumentação contra as ações do plano Pró-Brasil, observa Folena, o ministro da Economia anuncia, explicitamente, a opção governamental pelos mais ricos. “Ele diz: ‘Vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos para salvar grandes empresas’. Ganhar dinheiro como? Está em 1h38m29s da gravação. É muito grave.”
Já a fala de Bolsonaro, na análise do advogado, quer deixar claro que ninguém o controla, que os generais são coadjuvantes no processo, e que ele tem o total poder de mando do governo. “Não há dúvida sobre a sua interferência na gestão da Polícia Federal e de demais órgãos. Ele é categórico. Só não vê quem não quer.”
Ao chamar para si o governo, explica Folena, Bolsonaro faz uma interpretação do artigo 142 da Constituição, sobre a GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que lhe permitiria, supostamente, uma intervenção militar — na verdade, subvertendo a ordem. “O 142 não é para isso, militar não é para ir às ruas. O Bolsonaro usa o mecanismo da GLO para desconstituir a ordem constitucional”, diz o advogado. “Nesse movimento, encaixa-se o sistema de informação privada que ele tem e lhe permitiria intervir quando quisesse. Não é general, mas ele próprio que vai comandar a intervenção.”
Para a realização deste projeto é que Bolsonaro precisa armar a “população” — no caso, o seu próprio grupo de influência, lembra o professor Francisco Teixeira, como as milícias. Um propósito radical e anti-Republicano, exposto dentro de uma repartição pública. “Bolsonaro diz que está mesmo armando a população para uma luta política, para uma guerra. Vem então o grupo dele, ideológico, em que se insere o Weintraub, e distorce o conceito de liberdade, operação típica do fascismo, que mudou, por exemplo, o conceito de trabalho. Isso, para dizer que os poderes constitucionais do Brasil (Parlamento, Judiciário, Federação) o estão ameaçando e ele precisa armar a população. É muito grave.Pelo que se viu na reunião, a Lei 1.079, que trata dos impedimentos (impeachment), poderia ser aplicada sobre todos os integrantes do governo. “Todos violaram a Constituição, inclusive os que se omitiram”, avalia Folena. “É o fascismo agora documentado, com prova produzida pelo próprio Estado brasileiro: o general Braga Netto proporcionou essa situação probatória contra o presidente, o vice-presidente e todos os ministros ali presentes.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,