Pular para o conteúdo principal

VERSÃO RESUMIDA: O BRASIL SOB ORDEM DITATORIAL PREVENTIVA


Caim ou Hitler no inferno, George Grosz, 1944.


Jorge Folena
Doutor em ciência política, com pós-doutorado;  mestre em Direito; advogado e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Cada vez mais o capitalismo se utiliza de ditaduras “preventivas”, que permitem que o Parlamento e o Judiciário continuem a funcionar, porém incapacitados para enfrentar o estado de exceção, que avança e se fortalece com a violência física e moral, empregada contra indivíduos e grupos.
Assim, militares assumem papeis e atividades que caberiam aos civis, desviando-se de suas funções e se apresentando para garantir a ordem repressiva em favor dos donos do capital.
A eleição de 2018, no Brasil, foi a oportunidade que os militares usaram para chegar ao poder por meio do voto, evitando dar um clássico golpe de estado. Ao longo da campanha, eles fizeram de tudo, até ameaçaram o STF para impedir o presidente Lula de participar do processo eleitoral, pois poderia vencer e até por fim ao golpe de 2016.
 Enquanto Bolsonaro diverte a sua claque, militares ocupam o governo, assumindo cargos estratégicos na administração pública. Quando a sociedade civil se der conta, não serão  mais precisos “um cabo e um soldado”, porque eles já são os senhores do governo, num condomínio administrado com os fascistas.
Estamos numa ditadura preventiva há muito tempo. A ordem política e jurídica da Nova República deixou de existir desde o golpe de 2016 e está sendo construída uma nova ordem ditatorial, com viés fascista, pelas mãos do governo Bolsonaro.
Para que haja a implantação de uma ditadura, não é preciso uma nova constituição, pois os novos donos do poder utilizam as instituições políticas e jurídicas anteriores; como ocorreu na ditadura de 1964-1985, que interpretou ao seu bel prazer a Constituição de 1946 até 1967.  
De 1964 a 1966 vigorava a Constituição de 1946 (reconhecida pelo AI-1/1964), mas o STF permitiu perseguições políticas e o regime expediu atos institucionais sem respaldo do Poder Legislativo, transferiu parte da competência do Tribunal para a Justiça Militar (artigo 8º do AI-2/1965) e afastou alguns dos seus juízes (Evandro Lins e Silva, Vitor Nunes Leal e Hermes Lima), em decorrência do AI-5/1968.
As próximas semanas no Brasil serão decisivas, pois há um confronto entre o presidente e o STF, e os militares podem tentar afastar Bolsonaro e assumir diretamente o poder, para aprofundar a ditadura que vem sendo construída há um longo percurso.
Esta situação se agrava com os acontecimentos do domingo 3 de maio, quando Bolsonaro reiterou os ataques ao Supremo, ao Parlamento e à imprensa, afirmando que “acabou a paciência” para instigar seus apoiadores, visando um possível juízo final, que se dará entre suas milícias armadas e os militares, na luta pelo poder.
Por tudo isso, é necessário que as forças progressistas e nacionalistas se organizem para exigir novas eleições, a fim de restabelecer a democracia, reconstruir as instituições políticas e defender a soberania popular e a retomada do desenvolvimento do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO LULA SOB ATAQUE: a conspiração lavajatista continua

     Foto de Ricardo Stuckert Por Jorge Folena O Governo Lula ainda não completou 100 dias, não tomou qualquer medida dura contra o mercado financeiro nem conflitou com a classe dominante, porém os lacaios de sempre já disparam sua ofensiva nos meios de comunicação tradicional,  a fim de tentar domesticar o presidente.  Nesta última semana,  entre os dias 20 e 22 de março, a visita de Xi Jin Ping a Vladimir Putin deixou  definitivamente evidente a formação do mundo multipolar e o processo de declínio do império anglo-americano, que ao longo de mais de dois séculos de dominação não apresentou qualquer alternativa de esperança e paz para os povos do mundo; ao contrário, deixou um legado de guerras, destruição, humilhação e exploração. Exatamente ao final daquele encontro e diante dos preparativos para a viagem do Presidente Lula à China, o céu desabou sobre a cabeça do representante do Governo brasileiro, que está sendo atacado pelos lavajatistas plantados pelo Departamento de Justiça no

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: incompatível com a República

Proclamação da República, Benedito Calixto, 1893. Por Jorge Folena [1]   Em agosto de 2019, diante das pressões políticas de grupos autoritários e da tentativa de fortalecimento da extrema-direita na Alemanha, foi retomado o debate naquele país sobre “os três erros fundamentais da Constituição de Weimar”, que completava cem anos naquela oportunidade. Os três erros da mencionada constituição seriam os artigos 24, 48 e 53 que, respectivamente, previam em linhas gerais que: (a) o presidente poderia dissolver o parlamento; (b) o presidente poderia, com a ajuda das forças armadas, intervir para restabelecer a segurança e a ordem pública; e (c) a nomeação do primeiro ministro como atribuição do presidente. Como afirma  Sven Felix Kelerhoff [2] ,   essas regras eram “herança da constituição do império”, que a ordem republicana, introduzida em Weimar  em 1919, não foi capaz de superar e possibilitaram a ascensão do nazismo de Hitler, na Alemanha, a partir de 1933. Para nós no Brasil é muito im

INÍCIO DA TEMPORADA DE CAÇA AOS OPOSITORES DO GOVERNO

Caçada na floresta, Paolo Uccello, 1470  Por Jorge Folena [1]   Divirjo totalmente do governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2018 na onda da extrema direita, que empregou métodos de propagação de mentiras sistemáticas pela rede mundial de computadores, com forte evidência de abuso de poder econômico, como está sendo examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em relação à chapa vencedora, de forma questionável, na eleição presidencial. O governador do Rio de Janeiro não apresentou, até aqui, qualquer política pública para melhorar a vida da população pobre do Estado, mas incentivou, desde o primeiro dia de seu governo, a continuação de práticas policiais abomináveis e desumanas, tendo sugerido à polícia “mirar na cabecinha” para o abate de seres humano. Contudo, mesmo com todas as divergências contra o governador, não é possível aceitar, com passividade, o seu afastamento do cargo por decisão liminar proferida por um ministro do Superior Tribunal de Justiça; que, em verdade,