Pular para o conteúdo principal

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DEVE SE COMPROMETER EM GARANTIR A DEMOCRACIA, CASO CONTRÁRIO PODERÁ SER AFASTADO DA COMISSÃO DE VENEZA

O Brasil, por intermédio do Supremo Tribunal Federal, faz parte da Comissão Europeia pela Democracia através do Direito (Comissão de Veneza), instituição que tem entre seus principais objetivos a defesa da democracia.

Nosso país é uma das maiores democracias no mundo, porém está atravessando  uma  grave instabilidade política e institucional, uma vez que estão sob ameaça a garantia da ordem democrática e a manutenção do atual governo, legitimamente eleito pelo povo brasileiro.

Entendemos que é dever do Supremo Tribunal Federal garantir a manutenção do atual governo até a conclusão definitiva do julgamento do processo de impeachment no Senado Federal brasileiro, em respeito às cláusulas do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e da presunção de inocência, inclusive afastando qualquer tipo de vício jurídico que venha a ser constatado neste julgamento.

Observamos, com apreensão, que grupos de parlamentares que são réus em processos criminais por corrupção, estão agindo em associação com o vice-presidente da República e com o apoio da mídia tradicional, para forçar a implementação precipitada de um novo governo, sem que tenha sido sequer iniciado o julgamento do processo de impeachment contra a atual presidenta eleita do Brasil.

Entendemos que, de  acordo com as regras democráticas, isto não pode ser consumado, pois é necessário aguardar a conclusão final do mencionado processo de impedimento, que definirá a possibilidade ou não de responsabilização política da presidente.

De outra forma, consideramos que é temerário para a democracia permitir a imposição de um novo governo, com a nomeação de outros ministros e a adoção de um novo plano de governo que não foram submetidos ao voto popular.

Esta situação, caso consumada, pode constituir um grave precedente contra a democracia universal e colocar em risco os princípios defendidos pelo Conselho da Europa, instituição que o Brasil integra como membro e na qual é representado pelos juízes da sua Suprema Corte.

Portanto, o Supremo Tribunal Federal tem a missão (não apenas no Brasil, mas também diante do mundo) de manter a democracia no Brasil, caso contrário seus membros poderão ser afastados na Comissão Européia pela Democracia através do Direito, que se reúne por meio da Comissão de Veneza.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O povo precisa ouvir a voz do Presidente Lula

Por Jorge Folena   Começo  o artigo de hoje  pel o ensinamento  do fil ó sofo e professor italiano Dom en ico Losurdo ,  que ,   e m seu livro Contra- H istória do Liberalismo  d esnuda  o  regime  liberal que ,   com toda a sua  pretensão de comandar o  mundo , é c onst it uído por  graves contradições ;   pois   não é democrático nem respeita as liberdades fundamentais  e , desde a sua fundação, revelou -se   belicista,  exploratório , violento  e autoritário.  Digo isto porque o governo dos Estados Unidos da América , país que  vende para  os demais   a imagem de “ maior democracia do  glob o ” , sem autorização judicial ou acusação  formal,   impediu  recentemente  que Scott Ritter  (cidadão norte-americano e ex-integrante das forças armadas daquele país)  pudesse viajar para  participar d o  F órum  Econômico ...

Superação do fascismo no Brasil

A nau dos loucos de H. Bosch Por Jorge Folena   Infelizmente, as instituições têm normalizado o fascismo no Brasil. E foi na esteira dessa normalização do que deveria ser inaceitável que, na semana passada circulou nas redes sociais (em 02/07/2024) um vídeo de treinamento de policiais militares de Minas Gerais, em que eles corriam pelas ruas cantando o refrão “cabra safado, petista maconheiro”. [1] O fato configura um absurdo atentatório à Constituição, pelo qual todos os envolvidos (facilmente identificáveis) deveriam ter sido imediatamente afastados das suas funções, inclusive sendo determinadas prisões disciplinares, e, em seguida, sendo processados administrativa e criminalmente.  Outro caso esdrúxulo foi o de um desembargador do Paraná, que em plena sessão de julgamento, não teve qualquer escrúpulo em derramar toda a sua misoginia, ao criticar o posicionamento de uma mulher (o caso analisado no tribunal era de uma menina de 12 anos, que requereu medida protetiva contra a ...

O HOMEM QUE RASGOU A CONSTITUIÇÃO

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado  Por Jorge Folena   O TSE, num grande esforço interpretativo ,  em minha opinião , livrou o senador Moro da cassação do mandato  pel a acusação de abuso de poder econômico. Ele comemorou e  faz  planos  para  tentar se eleger governador pelo Paraná e ,  quem sabe ,  retomar  sua  candidat ura  à presidência da República, com o apoio da classe dominante brasileira.  Diante de ssa  vitória momentânea , precisamos  r elembr ar   as violações à ordem constitucional promovida s  pelo senador quando  no cargo de  juiz. O golpe contra a presidente Dilma Rousseff, em 2016, abriu no Brasil as portas para o fascismo declarado e descarado ,  cujos agentes  de  maior  apelo  são Jair Bolsonaro e S e rgio Moro; sendo  o  último mais perigoso  que o primeiro  para o povo brasileiro.  Moro, com suas roupas escuras e “a...